NA EXPOINTER
"Fim de um problema de 10 anos": Governo do RS e Prefeitura de Esteio assinam convênio para conclusão de viaduto
Ato, no Parque Assis Brasil, deve formalizar convênio para finalização da estrutura na Avenida Celina Kroeff e que dá acesso à BR-448
Última atualização: 18/10/2023 17:54
O governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria Estadual de Logística e Transportes e a Prefeitura de Esteio assinam, nesta quarta-feira (30), a formalização do convênio junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para conclusão do viaduto de ligação entre a Avenida Celina Kroeff – que fica ao lado do Parque de Exposições Assis Brasil – e a BR-448.
O ato de assinatura ocorre na Expointer, em solenidade no Auditório do Estande do Governo do Estado, no Pavilhão Internacional, às 17h30.
Protocolo de intenções
No fim do ano passado, prefeitura e governo estadual já tinham assinado um protocolo de intenções para viabilizar a conclusão do viaduto de acesso à BR-448, em cerimônia no Palácio Piratini.
Em junho de 2022, a prefeitura encaminhou ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pelo trecho, pedindo acesso e doação dos projetos básicos e executivos referentes à obra, bem como suas eventuais alterações e atualizações, assim como às estruturas pré-fabricadas, de propriedade do Dnit, que pudessem ser utilizadas.
Em contrapartida, o município assumia a responsabilidade pela licitação e execução das intervenções, incluindo os custos necessários contando, então, como aporte de recursos pelo governo estadual.
Obra aguardada há quase 10 anos
A Rodovia do Parque foi inaugurada há quase 10 anos, no fim de 2013, mas o viaduto do bairro Novo Esteio nunca foi concluído. A estrutura chegou a ser erguida, mas as obras foram paralisadas faltando a alça de ligação com a Avenida Celina Kroeff.
Atualmente, quem ingressa em direção a Esteio pela BR-448 chega à cidade por uma via alternativa, que passa pela Avenida Cezar Antonio Bettanin, do outro lado do Parque Assis Brasil, aumentando o trajeto.
Nas redes sociais, o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, divulgou a cerimônia que deve “garantir o fim de um problema de 10 anos, gerado pelo Governo Federal”. Veja: