MONTENEGRO

Filha não conseguiu evitar que elevador esmagasse pais idosos, diz delegado

Mulher que acompanhava casal na clínica em Montenegro presenciou a cena. Segundo a Polícia, porta do elevador trancou e não havia botão de pânico do lado de fora

Publicado em: 19/07/2023 18:22
Última atualização: 17/10/2023 15:54

A filha do casal de idosos que ficou gravemente ferido após ser esmagado pelo elevador de pequeno porte da Clínica Humana, localizada no Centro de Montenegro, na manhã desta quarta-feira (19), presenciou a cena, mas não conseguiu impedir que os pais fossem atingidos pela estrutura. De acordo com o delegado André Roese, titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil (DP) de Montenegro, ela levava os pais para uma consulta e, sem ver que a plataforma elevatória para cadeirantes estava no andar de cima, os colocou dentro do espaço onde o mecanismo circula.


Elevador de clínica de Montenegro esmagou idosos Foto: Polícia Civil

"Por algum motivo, a porta não trancou [enquanto o elevador não estava no térreo] e ela colocou o casal no nicho do elevador sem ele. Ao fechar a porta para o casal, ela trancou e possibilitou que o paciente de cima descesse", explica o delegado. "Na hora se deram conta, mas a porta, então, estava efetivamente trancada."

Conforme a Brigada Militar (BM), o homem, de 92 anos, e a mulher, de 83 anos, tentaram abrir a porta para sair de dentro do espaço, mas não conseguiram. No momento do fato, a plataforma descia com duas pessoas em seu interior — capacidade máxima deste tipo de elevador —, sendo uma delas cadeirante. "Como estava trancada e não há botão de pânico ou algo que o valha, pelo lado de fora, o elevador continuou descendo e esmagou os idosos", relata Roese.

Mesmo sendo um equipamento que, por lei, é mais lento do que um elevador convencional, a plataforma levou apenas alguns segundos para chegar do segundo ao primeiro andar. O resgate dos idosos, no entanto, levou entre cinco e dez minutos. Apesar de não ter sido parada durante o percurso, a plataforma não desceu até o ponto do destranque porque o casal estava entre ela e a base. "Tiveram que achar uma espécie de chave para abrir", conta o delegado.

Clínica na qual elevador esmagou casal de idosos fica no Centro de MontenegroPolícia Civil
Elevador de clínica de Montenegro esmagou idososPolícia Civil
Elevador de clínica de Montenegro esmagou idososPolícia Civil
Os dois foram socorridos em estado grave e inconscientes. O homem, segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Montenegro, teve uma parada cardíaca no local, foi reanimado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, em seguida, levado ao Hospital Montenegro. Já a mulher foi levada ao Hospital Unimed Vale do Caí, também em Montenegro, e durante o deslocamento precisou passar por manobra de ressuscitação. Até as 16 horas, eles seguiam internados.

A Polícia Civil investiga a causa do acidente. De acordo com o Instituto-Geral de Perícias (IGP), são esperados documentos da clínica sobre manutenção do equipamento.

A reportagem tenta contato com a empresa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasMontenegroRS
Matérias Relacionadas