TRANSPLANTE DE CORAÇÃO

FAUSTÃO: Quadro de saúde do apresentador se enquadra como prioridade; entenda

O apresentador se encaixa na terceira condição de prioridade, que inclui pacientes que estão internados com choque cardiogênico e precisam de medicamentos para o coração bombear o sangue

Publicado em: 22/08/2023 10:32
Última atualização: 22/08/2023 20:23

Faustão entrou para a fila única de transplante de coração. Conforme informações do último boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, houve agravamento do quadro de insuficiência cardíaca. O apresentador está internado há mais de 15 dias. 


Saiba os próximos passos do apresentador após saída da Band Foto: Reprodução/Faustão na Band/YouTube

Saiba qual é o estado de saúde de Faustão

"Ele encontra-se sob cuidados intensivos e, em virtude do agravamento do quadro, há indicação para transplante cardíaco. O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração", diz o boletim divulgado no domingo (20).

Qual é a doença de Faustão? 

O apresentador está com insuficiência cardíaca, que é uma condição progressiva na qual o coração perde a capacidade de bombear o sangue na quantidade necessária para nutrir o organismo. Ela pode aparecer devido ao enfraquecimento ou enrijecimento do músculo cardíaco. 

Por que Faustão está na fila do SUS?

A fila para transplantes de órgão é única, tanto para pacientes do sistema público de saúde quanto privado. Ela respeita a ordem cronológica de inclusão dos pacientes, mas alguns podem ser colocados como preferencial devido à gravidade do quadro clínico. 

"A lista é única e não tem favorecido em relação à classe social, por exemplo. O que torna o paciente prioridade é se estado de saúde", comenta a cardiologista Stephanie Rizk, especialista em insuficiência cardíaca, transplante cardíaco e coração artificial da Rede D’Or, Hospital Sírio-Libanês e da Cardio-Oncologia do InCor, ao portal O Globo. 

Quem tem prioridade na fila do transplante de coração?

O Ministério da Saúde, compartilhou em 2021 uma nota técnica com as condições de priorização. São três condições, levando em conta a gravidade do quadro. 

O paciente com prioridade máxima é aquele que necessita de um retransplante agudo. Ou seja, ele foi transplantado e um mês depois teve algum algo, como rejeição aguda. Logo em seguida vem os paciente com ECMO, diz Rizk. 

Na segunda condição, estão os pacientes que utilizam algum dispositivo de curta duração que auxilia a melhorar o funcionamento do coração até o transplante. É como se fosse um coração artificial temporário. 

Já a terceira condição, a qual Faustão se encaixa, inclui pacientes internados com choque cardiogênico, que precisam de medicamentos intravenosos para ajudar o coração a bombear o sangue. 

O que é diálise e por que o Faustão está passando pelo procedimento?

A diálise é um processo de filtragem do sangue que pode tirar líquidos do corpo, colaborando para o funcionamento do coração. 

O procedimento poder ser a hemodiálise, que é realizada através de uma máquina, com uma membrana sintética que realiza as trocas e filtragem do sangue. A máquina de diálise também é conhecida como rim artificial. 

Em entrevista à CNN, o coordenador do Centro de Nefrologia e Diálise do Hospital Alemão Eswaldo Cruz, Américo Cuvello Neto, disse que esse tratamento é um "suporte" ou "tratamento-ponte", não sendo ele, sozinho, que irá curar o paciente. 

A diálise ajuda a manter a pessoa estável até que o tratamento definitivo possa ser proporcionado, como o transplante de órgão. 

Esse procedimento pode ser aplicado em situações de insuficiência renal - quando os rins não funcionam mais perfeitamente -, transplante de fígado, intoxicação por alguma substância, uso de medicamentos e insuficiência cardíaca. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilRS
Matérias Relacionadas