Após cerca de dois meses de reformas, a Farmácia Estadual, localizada junto ao Ginásio Municipal Celso Morbach, em São Leopoldo, foi reaberta em um espaço completamente revitalizado na manhã desta segunda-feira (16). A entrega do local foi feita pelo prefeito Ary Vanazzi e pela secretária da Saúde, Andréia Nunes e acompanhada por servidores da farmácia e usuários do serviço, que aguardavam na fila por atendimento.
O momento de espera, inclusive, é um dos que será modificado no novo espaço. Em vez de aguardar de pé, no pátio do Ginásio, quem for ao local buscar medicamentos aguardará ser chamado sentado, em um ambiente climatizado. Além do conforto, a nova estrutura proporcionará também mais agilidade ao atendimento. A retirada de senha específica para cada caso agora é feita em um totem, com o número anunciado em um painel digital dentro da sala. Além disso, neste mesmo painel, serão disponibilizadas notícias e informações sobre os serviços de saúde realizados no Município.
Reforma necessária
Para o prefeito Ary Vanazzi, a reforma no local era necessária, ainda mais depois das melhorias feitas no início de 2020 pela administração na Farmácia Municipal que atende em uma sala vizinha. “Estamos reformando porque a situação era muito precária. Pessoas aguardando na rua, na chuva. Com esta mudança agora vamos acomodar as pessoas aqui, com mais gente atendendo, de forma mais ágil. É um processo que viemos modernizando, qualificando o atendimento desta população e os espaços de saúde”, pontua.
Investimento
De acordo com a secretária da Saúde, Andréia Nunes, foram investidos nas melhorias mais de R$90 mil oriundos de recursos próprios, emendas e do Programa Cuidar + do Governo do Estado. “É algo que vai mudar a concepção de atendimento no local”, frisa Andréia.
Segundo ela, somente na Farmácia Estadual são atendidas quase 5 mil pessoas por mês. A farmácia fica na sala 10 do Ginásio Celso Morbach e distribui a medicação que vem do Estado, em sua grande maioria para pacientes com doenças crônicas. O atendimento no local é feito de segunda a sexta-feira das 8 horas ao meio-dia.
Usuários aprovam
Todos os meses a dona de casa Anelise Figueiredo, 38 anos, vai até a Farmácia Estadual buscar a medicação usada pelo pai, Alzemiro, 80, que faz tratamento de um câncer. Para ela, as mudanças trarão mais conforto aos usuários. “Tem dias que é muito cansativo esperar na rua, principalmente no calor escaldante do verão. Para a gente que depende de ônibus para chegar até aqui, é muito mais cômodo poder aguardar sentado, em uma sala com ar-condicionado”, opina a moradora do bairro Feitoria.
“Ficou muito bonito e moderno. A farmácia precisava desta reforma”, completa Roberto Simões, 56.
Novo serviço deve ser lançado em breve
De acordo com a secretária da Saúde Andréia Nunes, a ideia é tornar os espaços das farmácias cada vez mais modernos e os atendimentos mais ágeis e qualificados por meio do uso da tecnologia. Em breve, segundo ela, um novo serviço deverá ser lançado, com um canal de comunicação com os usuários por meio do WhatsApp. “Em breve, vamos oferecer novo serviço onde a população poderá contatar a farmácia pelo Whatsapp para saber se tem o medicamento em estoque”, diz.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags