VALE DO SINOS
Família sai de casa de trator em Campo Bom; veja o que diz Defesa Civil sobre o nível do Rio dos Sinos
Moradores da Barrinha tiveram que ser transportados por trator da prefeitura na manhã desta quinta-feira
Última atualização: 17/10/2023 20:59
Desde a noite de quarta-feira (6), o Rio dos Sinos alaga as ruas dos bairros Barrinha e Porto Blos, em Campo Bom. Nesta manhã, por volta das 10h30, a prefeitura fez a remoção das primeiras pessoas para o Ginásio Municipal. Às 9h30, o nível estava em 7,30 metros, nível que permanecia o mesmo ao meio-dia.
Conforme o coordenador da Defesa Civil, Paulo Silveira, a tendência é que o Sinos permaneça estável a partir de agora, com diminuição no nível a partir da noite. "Temos oito pessoas no ginásio e dez pessoas desalojadas", informa.
A família da dona de casa Denise Barbosa, 34 anos, foi a primeira a ser retirada da enchente nesta quinta, com o auxílio de um trator. Eles recolheram mochilas com roupas, subiram os móveis e pediram ajuda para sair da enchente. De acordo com Denise, a água estava na altura do joelho dentro da residência, que fica na Travessa João Olegário, na Barrinha.
Para evitar que os motoristas fiquem trancados no bairro e também a movimentação dos veículos provoque ondas, causando transtornos ainda maiores aos moradores, a Guarda Municipal colocou barreiras na entrada da Estrada Pio XII.
O empresário aposentado Carlito Machado, 73, tem um sítio na região e foi até o local verificar como estavam os animais. "O que tinha pra encher no rio já encheu, pois parou de chover. Não vai dar uma enchente grande", disse ele, com base na experiência.
O técnico de infraestrutura de rede, Tiago Freitas, 34, que mora na parte mais alta da Barrinha, conta que na região mais baixa do bairro, a cheia está alta. Inclusive, muitos moradores já retiraram os veículos de seus pátios e estacionaram em vias onde a água não costuma chegar.
De acordo com a Defesa Civil, o nível do rio deve seguir subindo nas próximas horas. Em caso de emergência, o contato em Campo Bom é pelo (51) 99631-4625.