abc+

EXTORSÃO

Família de Dois Irmãos perde R$ 150 mil após um ano de ameaças: "Se não pagassem, seriam vítimas de roubos"

Segundo o delegado Felipe Borba, quantia foi entregue ao criminoso parceladamente, quando feitas as exigências

Stefany de Jesus Rocha
Publicado em: 14/08/2023 às 18h:02 Última atualização: 17/10/2023 às 18h:42
Publicidade

Um homem de 34 anos foi preso na manhã desta segunda-feira (14) na casa onde residia, no bairro Industrial, em Novo Hamburgo, por extorquir mais de R$ 150 mil de uma família de Dois Irmãos. O crime, conforme a Polícia Civil, foi praticado por mais de um ano.

Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos | Jornal NH



Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos

Foto: Polícia Civil

De acordo com o delegado Felipe Borba, titular da Delegacia de Polícia (DP) de Dois Irmãos, para obter dinheiro das vítimas o suspeito as ameaçava dizendo ser integrante da mesma organização criminosa envolvida em um furto à residência delas, ocorrido em 2020. Assim, caso o valor cobrado não fosse pago, ele prometia que a família seria alvo de novos furtos e roubos.

No entanto, Borba aponta que os indícios mostram que ele agia sozinho. “A hipótese mais provável é de que ele apenas tivesse conhecimento de que a residência da vítima teria sido furtada em certa data e utilizou este dado para criar a história”, explica.

O montante foi entregue ao criminoso parceladamente e em dinheiro em espécie. Conforme o delegado, o homem “exigia pessoalmente ou por telefone e recolhia pessoalmente os valores”. As transferências das quantias eram feitas em um posto de combustível indicado pelo próprio extorsionário.

Para preservar as vítimas, detalhes mais específicos sobre a dinâmica do crime não foram divulgados pelo delegado.

A família registrou a ocorrência há um mês. Até o momento, nenhum valor foi recuperado.

O inquérito policial sobre o caso foi concluído e o homem foi indiciado pelo crime de extorsão. O documento já foi remetido à Justiça.

O suspeito tem antecedentes por receptação, uso de documento falso e associação criminosa. “Trata-se de sujeito com antecedentes por diversos crimes, em sua grande maioria vinculados a golpes, e acreditamos que mais pessoas podem ter sido vítimas e sob o mesmo fundamento.”

Denúncias

O delegado Borba destaca que qualquer pessoa que tenha sido vítima de extorsão semelhante a essa “procure a delegacia para registrar e, eventualmente, inclusive reconhecer o sujeito como autor”.

“A recomendação é jamais efetuar qualquer pagamento. Pagar fará com que o criminoso intensifique e repita as ameaças e exigências de valores, cessando apenas quando se esgotarem as possibilidades financeiras da vítima”, pontua.

Qualquer informação pode ser repassada para a Delegacia de Dois Irmãos pelo telefone (51) 3564-1190 ou pelo WhatsApp (51) 98543-7318. As denúncias podem ser feitas de forma anônima.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade