As Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) sempre buscam o melhor para aprimorar cada vez mais a qualidade de ensino, que é uma de suas características e que é de reconhecimento no mercado de trabalho. A Faccat é Conceito 5, segundo avaliação criteriosa do Ministério da Educação (MEC).
E neste caminho de qualidade educacional, a internacionalização está presente. A instituição e a reitoria da Universidade Católica de Trujillo (UCT), do Peru, assinaram, no último dia 5, um convênio de cooperação, renovando uma parceria já existente.
A nova parceria é para intercâmbios na graduação, pós-graduação e extensão. Assinaram o documento o diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, e o diretor-geral da UCT, Jorge Manrique Catalán, na presença do reitor da UCT, Luis Orlando Miranda Díaz.
O diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, comenta que este é um momento bem significativo e importante para a Faccat e para a Universidade Católica de Trujillo. “A internacionalização é um sonho de muitos estudantes, que muitas vezes não têm condições para isso, e as instituições de ensino superior devem prestar atenção e dar oportunidade para todos”, ressalta.
Backes também observa que muitas internacionalizações ocorrem para os países como Canadá (na América do Norte), Irlanda e outros países europeus, mas é fundamental olhar para a realidade latino-americana.
“É importante conhecer a realidade da América Latina, onde há países com educação bem desenvolvida e, neste contexto, coloco o Peru. Quando visitei o país, tempos atrás, me chamou a atenção o cuidado para com as crianças, adolescentes e jovens, e o que deve servir de exemplo é a estrutura das escolas, que têm estrutura de país desenvolvido, no qual podemos aprender muito, inclusive no ensino superior”, analisa.
Na Faccat, a internacionalização ocorrerá de várias formas, não apenas com acadêmicos de graduação, mas também com docentes e administradores das instituições (UCT e Faccat).
LEIA TAMBÉM