“Conscientizar que não recebemos uma sentença de morte junto com o diagnóstico, é possível. Que podemos evoluir e se curar durante todo o processo”. Com estas palavras, a terapeuta holística Melissa Portal, 37 anos, destaca a importância da mostra fotográfica “metAMORfose”, da qual ela é a modelo.
A exposição aborda as diferentes fases do tratamento do câncer de mama com leveza e esperança na programação do Outubro Rosa em São Leopoldo. Em 10 quadros, produzidos pela fotógrafa Mariana de Borba, Melissa retrata a jornada de quem recebe o diagnóstico da doença, com a qual ela convive desde 2016.
Lançada na última quarta-feira (18), a mostra fica até domingo (22) na livraria No Pátio, na Avenida São Borja, 97. A partir de terça-feira (24) até o dia 31 de outubro ela poderá ser conferida no saguão da Prefeitura. Fotógrafa há 15 anos, Mariana acompanhou desde o início a jornada de Melissa na luta contra o câncer. As duas são amigas há quase duas décadas. “Ela tem uma super história de vida, de superação e de encarar a vida e a doença com muita leveza. E ainda inspira e ajuda muitos pacientes a seguirem firmes nessa batalha”, conta Mariana.
Ela explica que a amiga, que é coautora do livro Lenços da Esperança, lançado em 2019, precisava de algumas fotos para usar em suas apresentações em palestras. Daí nasceu a ideia de transformar as imagens em uma mostra.
“Pensei que, além dos retratos, poderíamos criar fotos diferentes, mais artísticas, para chamar atenção à causa e passar a mensagem de autocuidado e prevenção através de imagens. A ideia era utilizar alguma foto apenas nas redes sociais, mas conforme fomos planejando o projeto foi crescendo e tomando forma. E com as fotos prontas, sentimos que deveria ser compartilhado em forma de galeria, pois a sequência de fotos conta a história da Mel e de tantas outras mulheres que enfrentam o câncer”, comenta a fotógrafa.
Mariana afirma que o resultado a deixou orgulhosa. “A história e força da Mel foram inspiração durante o processo criativo desse ensaio, por isso ela é a protagonista desta galeria. Passamos um dia inteiro produzindo e fotografando e chegamos no resultado da exposição. A sequência de fotos retrata a jornada de quem recebe o diagnóstico do câncer de mama. Desde o sentimento de ser inundada por um turbilhão de emoções, medos e incertezas, até o entendimento de que diagnóstico não é sentença e que é sim possível viver com mais leveza. As sementinhas de esperança são plantadas e, quando menos se espera, começam a florir. E nessa jornada de resiliência e transformação, é possível voltar a sorrir”, destaca Mariana.
Ela frisa que a intenção é servir, por meio das fotos, de inspiração para as mulheres enfrentarem suas batalhas enxergando a força e a beleza que carregam dentro delas, além de alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
“Arte é forma de expressão, vem do coração e toca no sentimento das pessoas. E quando se trata de fotografia, por ser puramente visual, tende a despertar mais curiosidade e interesse. Dessa forma, acredito que a exposição fotográfica pode espalhar essa mensagem de amor e autocuidado a mais pessoas, de uma forma leve. O objetivo dessa exposição é ajudar a disseminar a informação e promover a conscientização de que é importante fazer seus exames preventivos e de que é possível fazer o tratamento e caminhar em direção à cura no caso de um diagnóstico positivo”, completa.
“Sementinha de amor”
Modelo do ensaio, Melissa Portal descobriu o câncer de mama em dezembro de 2016. Como teve metástase, segue em tratamento até hoje, como paciente paliativa, realizando sessões de quimioterapia a cada 21 dias.
Para ela, o ensaio serve como inspiração e apoio para outras mulheres que estejam enfrentando a mesma situação. “Se puder ajudar essa mulher a se olhar e saber que ela não está sozinha, já estarei largando mais sementinhas de amor por aí. Se uma olhar as fotos e se cuidar de fato sem o medo ou peso da doença já ficarei muito feliz”, conta Melissa.
“O câncer não é morte, e tem que querer viver muito para seguir. E eu quero está bem viva quando a minha morte chegar, independente do meu diagnóstico”, completa.
Pedágio na Independência neste sábado
Dentro da programação do Outubro Rosa em São Leopoldo, neste sábado (21) haverá pedágio solidário da Associação Força Rosa. A atividade ocorre das 10 às 13 horas na esquina da Rua Independência com a Avenida João Corrêa, no Centro. A atividade visa divulgar as ações de combate ao câncer de mama realizadas na cidade além de angariar fundos para o passeio de final de ano das mulheres atendidas pela entidade.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags