VISIBILIDADE

EXPOFAVELA: Startup de Canoas é selecionada para edição nacional do evento de empreendedorismo

Evento ocorre em São Paulo em dezembro deste ano e terá outras 9 empresas gaúchas

Publicado em: 08/09/2023 16:34
Última atualização: 17/10/2023 21:07

 A edição gaúcha da ExpoFavela ocorreu na semana passada e 10 negócios inovadores irão representar o Estado no evento nacional, que será de 1º a 3 de dezembro em São Paulo (SP). Entre os selecionados  está a Blaxp, startup de Canoas.

O head de educação e negócios da Blaxp Ezequiel Alves ressaltou a importância da ExpoFavela RS, que permitiu a troca de experiências com outros empreendedores, além do reconhecimento do trabalho que a equipe vem desenvolvendo.


Mário, Ezequiel e Marianne durante a ExpoFavela RS Foto: Agência Conecta

"Foi uma experiência muito rica de identificação e pertencimento, pois tivemos a oportunidade de estar junto com outros empreendedores, compartilhando de um espaço de tanto afeto e de momentos tão potentes. O fato de ser uma das iniciativas selecionadas entre as 10 finalistas foi mais do que um reconhecimento para nós, foi a validação de que estamos no caminho certo na busca de nossos objetivos e sonhos, sempre pautados pela aprendizagem e pela equidade racial", avalia Alves, que também é um dos fundadores, juntamente com Mário Leão, head de audiovisual, e Marianne Gaspary, head de comunicação e marketing.

Os outros selecionados são de Porto Alegre: Atelier Design Clau Estampas, Marfin Odontologia, Produtos Perla Santos, Agência Compromisso, Loboticos, Gabi Valente Soluções, Persépolis, Kilombinho, com exceção de Mariri, que é de Santa Maria.

A startup

A Blaxp é uma startup educacional que cria cursos e experiências de aprendizagem para desenvolvimento de carreira e negócios, todos produzidos exclusivamente por especialistas negros, com o objetivo de acelerar a equidade racial no mercado de trabalho e na sociedade.

Atua em duas verticais, uma voltada para o público geral, que pode acessar o  conteúdo por meio do site (blaxp.com) e outra vertical voltada para empresas, as quais podem contratar as soluções educacionais em plataforma de aprendizagem e conteúdo.

Conforme Alves, a startup surgiu após identificarem que ao avançar nos estágios das carreiras no mercado de trabalho e no mundo acadêmico, cada vez menos há pessoas negras ocupando estes espaços.

"Isso tanto em salas de reunião para tomadas de decisão, quanto em salas de aula em cursos pós-graduação. Se 56% da população brasileira e 67% da população das favelas são formadas por pessoas negras, como podemos nos conformar com apenas 15% dos alunos serem pessoas negras em pós-graduação e apenas 5% dos cargos de diretoria e gerência serem ocupados por pessoas negras nas grandes empresas? Assim nasceu a Blaxp, com o propósito de contribuir na mudança deste cenário, trabalhando nos pilares de protagonismo, equidade e aprendizagem, trazendo o poder transformador da educação para a construção de uma sociedade mais justa e com mais oportunidades para todos", explica Ezequiel Alves.

 Expectativas

 A startup de Canoas já se prepara para a edição nacional. "Nossa expectativa é de representar a população negra e periférica do Rio Grande do Sul, como um negócio de impacto social que trabalha com excelência e dedicação para transformar o cenário nacional, contribuindo para a aceleração da equidade racial no mercado de trabalho e na sociedade. Mas não menos importante, também buscamos maior visibilidade de nossas ações, principalmente atraindo o olhar de grandes empresas, como forma de firmar parcerias e sermos identificados como fornecedores de soluções educacionais com o diferencial de posicionamento e impacto que construímos", destaca o head de educação e negócios.


Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasCanoasRS
Matérias Relacionadas