Você sabe o que significam as posições dos pilotos na Esquadrilha da Fumaça? O novo “camisa 7” do esquadrão, o capitão aviador Ícaro Furtado, explica que cada uma tem suas funções específicas.
“Foi minha estreia como piloto na posição número sete, a expectativa era bem alta. A apresentação muda totalmente. Cada voo na fumaça é diferente dependendo da formação que o piloto ocupa. Cada um faz diferentes sequências de manobras, que são específicas para a posição dele. Mudou a posição, mudou completamente o voo.”
Piloto de caça com mais de 2,1 mil horas de voo, Furtado ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em 2007. “Representar a Esquadrilha da Fumaça significa a realização de um sonho. Desde que eu entrei na FAB, comecei a vislumbrar essa possibilidade, já que o meu sonho de criança sempre foi ser piloto.”
Questionado sobre o que havia ouvido da Expoaer, Furtado diz que sempre soube da tradição do evento em Canoas. “Principalmente de ser realizada tradicionalmente nesta data, sempre reservada no Dia das Crianças. O Sul tem uma tradição muito forte com a aviação, sei que a feira é bem conhecida.”
Filas não incomodaram o público
O mar de gente que tomou conta das pistas na Baco, transformou em desafio qualquer tentativa de comprar um lanche e ver as aeronaves de perto. No entanto, isso não pareceu ser um problema para o público presente. Um dos “pontos turísticos” mais procurados foi o novo helicóptero do Corpo de Bombeiros, que recentemente foi fundamental nos resgates no Vale do Taquari e também em Santa Catarina.
Outra atração bem disputada foi o blindado do Exército Brasileiro, já que as pessoas puderam entrar, fotografar e se imaginar como soldados. A Banda de Música da Base Aérea também chamou a atenção, com o repertório que contou até com o tema dos filmes do 007.
E claro, os aviões de brinquedo e réplicas da Esquadrilha da Fumaça não poderiam faltar e viraram febre entre a criançada.
Veja fotos: