abc+

CULTURA

Estudantes lotam a Feira do Livro de São Leopoldo no primeiro dia da programação

Troca dos vale-livros movimentou os estandes de literatura infanto-juvenil na Praça da Biblioteca na manhã desta quinta-feira (21)

Renata Strapazzon
Publicado em: 21/09/2023 às 12h:31 Última atualização: 18/10/2023 às 19h:37
Publicidade

O primeiro dia da programação da 37ª Feira do Livro de São Leopoldo nesta quinta-feira (21) está sendo  marcado pela presença das crianças e adolescentes. Motivados com os vale-livros no valor de R$60, recebidos através do programa São Leo Mais Livros, os estudantes movimentaram os estandes de literatura infanto-juvenil montados na Praça da Biblioteca pela manhã. Ao todo, foram distribuídos 30 mil vales aos alunos, professores, estagiários e terceirizados das escolas da rede municipal de educação.

Alice e Helena trocaram os vale-livros na feira



Alice e Helena trocaram os vale-livros na feira

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

Alunas do 2º ano da escola Osvaldo Aranha, Alice Gonçalves Schneider, 8 e Helena Eduarda Rodrigues Veiga, 8, começaram a ler os livros comprados ainda na feira. “Eu vi este livro na internet e não encontrava em lugar nenhum. Ainda bem que encontrei aqui na feira”, contou satisfeita Alice, segurando o exemplar de “O diário de uma princesa”. “Amo ler. Lá em casa, meu pai e minha mãe gostam também”, completou Helena, que comprou um livro sobre bichos-preguiça.

Aluno do 4º ano, Phelipe Gutjar, 9, aproveitou o vale para comprar um livro ilustrado sobre o universo. Com o troco, o pequeno levou uma lembrancinha para o irmão mais novo, Peterson, 4. “Gosto muito de ler histórias. Acho que este livro que comprei vai ser bem legal”, diz. Diretora da escola onde as crianças estudam, Karine Ebert, diz que os alunos estavam ansiosos para trocar os vales na feira. No primeiro dia da programação, a instituição de ensino, localizada no bairro Feitoria, levou cerca de 100 alunos, do 2º ao 5º ano.

“É um passeio interessante, que faz eles terem contato com os livros e, assim, criarem gosto pela leitura, deixando um pouco de lado o mundo virtual. Já com os vales, eles conseguem ser os protagonistas, escolherem os livros que eles querem, investir em cultura e literatura”, opina.

Na feira, há espaços cobertos reservados para as 30 bancas de livreiros, sessões de autógrafos e bate-papos e atrações culturais que farão parte da programação, que segue até o dia 1º de outubro, diariamente das 8 às 21 horas. Para a montagem da infraestrutura, apresentações artísticas, transporte e compra de livros, a Prefeitura deverá investir nesta edição do evento mais de R$ 3 milhões de recursos próprios.



Para o secretário municipal de Educação, Ricardo da Luz, as mudanças na estrutura da feira são um dos grandes diferenciais desta edição do evento. “Antes não tínhamos tantos espaços fechados e os banheiros químicos não eram preparados para as crianças, o que mudamos para esta edição”, diz. Para ele, a visitação à feira com a oportunidade de poderem comprar os próprios livros se torna uma experiência inesquecível para os estudantes.

“O aprendizado não acontece somente na sala de aula, mas em todos estes eventos e programações que realizamos voltadas às nossas crianças, e não há aprendizado sem leitura. Se mantivermos este formato de feira, alunos que hoje estão no primeiro ano, quando chegarem ao nono já estarão com uma minibiblioteca em casa e isso reflete em qualidade para dentro da escola. Oportunizando a leitura, estamos garantindo o presente e o futuro da nossa cidade”, pontua Luz.  

 

A programação completa da Feira do Livro de São Leopoldo pode ser conferida aqui

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade