EDUCAÇÃO

Estudantes da região recebem oficinas gratuitas de artes

Atividade tem a finalidade de difundir um pouco da cultura campeira

Publicado em: 20/09/2023 05:00
Última atualização: 17/10/2023 22:01

Estudantes de escolas de Ivoti, Montenegro e Morro Reuter participam de uma oficina de arte com o artista João Pedro Krech. A oficina faz parte do projeto Estância da Arte, que tem como objetivo levar um pouco da cultura campeira e das técnicas de arte, como o desenho, a pintura e a escultura, para as crianças.

No início desta semana, a Escola Edvino Bervian, de Morro Reuter, e a Walter Belian, de Montenegro, receberam a oficina. Já em Ivoti, o projeto será na Escola Nelda Julieta Schneck na quinta-feira (21).

"Esses três municípios já possuem uma relação anterior com o projeto Estância da Arte. Os alunos dessas cidades visitaram a exposição na Expointer em outras edições, por exemplo", explica o responsável pelo projeto Estância da Arte, Daniel Henz.

Diretora da Escola Walter Belian, Dauana Oliveira explica que para os alunos é maravilhoso passar por essas vivências. "Diferente das aulas de artes, na oficina eles têm a troca, a experiência direta com o artista e podem trocar saberes", salienta Dauana.

Em Morro Reuter, 26 alunos participaram da atividade. A coordenadora pedagógica da Edvino Bervian, Inês Gazolla, destaca a importância da oportunidade. "A oficina auxilia para potencializar técnicas trabalhadas em sala de aula pela professora de arte. Os alunos tiveram contato com recursos que em sala de aula não teríamos, como tinta a óleo e papel especial para pintura a óleo", diz Inês.

Em Ivoti, a diretora da Escola Nelda Julieta Schneck, Carine Dörr, conta que os estudantes estão com boas expectativas. "Para nós da Escola Nelda, é muito importante receber esse incentivo porque podemos ter o privilégio de dialogar com o artista João Pedro Krech, bem como fazer uma oficina com ele. Ficamos felizes por nossos alunos poderem aprender os princípios e técnicas para a criação e desenvolvimento de pintura a óleo", acrescenta.


Krech (centro) mostrou um pouco sobre as técnicas para alunos e alunas em escola de Morro Reuter Foto: Arquivo/Divulgação

Além das três cidades, serão realizadas 15 oficinas em escolas de mais cinco cidades do Estado: Porto Alegre, Gravataí, Santa Cruz do Sul, São Borja e Espumoso.

Henz reforça que o artista usa estilo próprio e retrata a cultura gaúcha, com ênfase no cavalo crioulo, e possui obras realistas. João Pedro é natural de Santo Antônio da Patrulha.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasMorro ReuterRS
Matérias Relacionadas