abc+

EXEMPLO DE VIDA

Esteiense relata em livro os desafios da vida com AME

Cláudio Luciano Dusik, 46 anos, sofre de uma atrofia muscular espinhal (AME) em estágio avançado e conta suas experiências em obra lançada ontem

Renata Strapazzon
Publicado em: 27/07/2023 às 08h:08 Última atualização: 18/10/2023 às 15h:12
Publicidade

Impossível é uma palavra que, definitivamente, não existe no dicionário do esteiense Cláudio Luciano Dusik, 46 anos. Diagnosticado com Amiotrofia Muscular Espinhal (AME), uma gravíssima doença degenerativa, ainda bebê Cláudio recebeu dos médicos o diagnóstico de que não conseguiria sobreviver e chegar à vida adulta.

Cláudio Luciano Dusik, 46 anos, sofre de uma atrofia muscular espinhal (AME) em estágio avançado



Cláudio Luciano Dusik, 46 anos, sofre de uma atrofia muscular espinhal (AME) em estágio avançado

Foto: Rochele Zandavalli/UFRGS

Contrariando a ciência, ele superou a doença, se tornou bacharel em Psicologia, bacharel em Administração, especialista em Neurociências e mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Para a tese de doutorado, apresentada em 2018, Dusik desenvolveu uma interface entre o computador e pessoas com incapacidade motora grave, como a que ele próprio tem. Com a tecnologia, através de sinais cerebrais transmitidos por uma espécie de tiara com sensores acoplada à testa, os usuários conseguem digitar em um teclado apenas piscando os olhos. Os movimentos são transformados em letras e formam sílabas e palavras.

Utilizando a tecnologia desenvolvida por ele, Dusik escreveu um livro, contando, em 120 páginas de textos e fotos a sua trajetória de vida.

“Através da participação em movimentos sociais em prol de uma sociedade inclusiva, de aulas, cursos e palestras que eu ministrava, fui percebendo que as pessoas viam em mim, uma pessoa com deficiência grave, que realmente a inclusão é possível, e que atitudes discriminatórias tornam-se desajustadas. A cada evento, centenas de pessoas pediam-me esse registro histórico: de como consegui ser escolarizado e ingressar no mundo do trabalho numa época em que a educação era excludente e a sociedade muito capacitista”, diz.

Dusik conta que levou cerca de 10 anos pensando no projeto do livro, mas quando decidiu tirar do papel, o executou em um mês. O lançamento oficial da obra, intitulada Panóquio – uma história de vida com AME, ocorreu na noite de quarta-feira (26) no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio. “O livro aborda, através de depoimento pessoal, o potencial da vida humana e aborda a superação de desafios”, comenta. Sobre o que pretende despertar nos leitores, Dusik resume: “O POSSÍVEL nas situações de prováveis impossíveis”, frisa.

No mês que vem o livro será lançado no dia 3 em Imperatriz, no Maranhão, e no dia 19, em Porto Alegre. A versão impressa da publicação pode ser adquirida no Mercado Livre, ou por meio do WhatsApp 99262-2210, pelo valor de R$45,90. Já a versão digital está disponível pela Amazon Kindle. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade