EM FELIZ

"Estão fazendo história": Dia das Crianças marca primeiro encontro de bateristas kids do RS

Participantes deram show no Parque Municipal de Feliz na quinta-feira

Publicado em: 13/10/2023 05:00
Última atualização: 18/10/2023 00:14

Com Beatles, Green Day, Pitty e Imagine Dragons no repertório, o evento DrumKids Show reuniu 30 bateristas no Parque Municipal de Feliz nesta quinta-feira (12). A criançada agitou o feriado de Dia das Crianças e encantou o público que esteve presente.


Encontro de bateristas kids reuniu cerca de 30 crianças Foto: Laura Rolim/GES-Especial

O encontro, que é o primeiro a ser realizado no Rio Grande do Sul, reuniu alunos e ex-alunos do professor e baterista Willian Neis, responsável por organizar o evento.

As baterias foram montadas lado a lado, e aos comandos de Neis, as crianças deram show e mostraram o que é fazer barulho de verdade. De acordo com o professor, o objetivo da atividade era mostrar o que os alunos desenvolvem nas aulas. “A maioria das pessoas está acostumada a ver a bateria atrás da banda, por isso, decidimos mostrar a música através do som da bateria”, afirma Neis.

Leonor Júnior (esquerda) e Willian NeisLaura Rolim/GES-Especial
Willian NeisLaura Rolim/GES-Especial
Encontro de bateristas kids reuniu cerca de 30 criançasLaura Rolim/GES-Especial
Iniciativa pioneira no RS é inspirada em evento de MinasLaura Rolim/GES-Especial
Encontro de bateristas kids reuniu cerca de 30 criançasLaura Rolim/GES-Especial
Encontro de bateristas kids reuniu cerca de 30 criançasLaura Rolim/GES-Especial

Os bateristas kids, que têm idades entre 5 e 16 anos, são todos do projeto Mosaico Cultural de Feliz, Ascarte/Instituto Superior Ivoti e Home Estúdio WN de São Sebastião do Caí. A ideia do evento surgiu através de um encontro que ocorre em Uberlândia, Minas Gerais, idealizado pelo professor de bateria Leonor Júnior, e que inspirou Neis a reproduzir a mesma atividade na região.

Além disso, Neis também utiliza o mesmo método de aprendizado que Leonor, que consiste em partituras lúdicas, com desenho das peças da bateria. “É prazeroso ensinar as crianças, principalmente ver a evolução delas. É muito bonito de ver”, diz o professor.

Encontro levou a família toda para assistir

Para Deise Zini, 43 anos, que é mãe da aluna Mariana Zini Rodrigues, 14, o contato com a bateria proporcionou disciplina e desinibição para a filha. “Ela começou a ter contato a partir de um projeto de empoderamento de meninas que havia na escola. Se interessou, e quis começar as aulas com o William”, comenta. A partir disso, o instrumento passou a ser protagonista na vida da família. “A gente não reparava na bateria antes, agora, se vamos em algum show, é a primeira coisa que observamos”, afirma Deise.

Mariana, que iniciou as aulas há quatro anos atrás, enxerga o instrumento como uma forma de se expressar. Ela conta que foi a primeira menina a entrar para a turma do professor, e que, inclusive, sofreu preconceito de algumas pessoas da família.


Mariana Zini Rodrigues, 14, foi a primeira aluna do professor Foto: Laura Rolim/GES-Especial

“Hoje nós somos três meninas nas aulas. Isso me mostrou que posso servir de inspiração para outras adolescentes que queiram aprender”, diz. A jovem ainda não sabe o que fará na vida profissional, mas uma coisa é certa, a bateria vai seguir fazendo parte da rotina. “Seja como hobbie ou como profissão”, garante Mariana.

O DrumKids Shows também contou com a presença do prefeito de Feliz, Junior Freiberger, que elogiou a iniciativa de trazer a atividade para a cidade. “Vocês estão fazendo história. Estão dando oportunidade para as crianças e para quem está assistindo, que está se encantando e se maravilhando com esse show”.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasFelizRS
Matérias Relacionadas