SAÚDE
Estância Velha inaugura sede do Melhor em Casa
Programa de saúde atende pacientes a domicílios e teve investimento de emendas impositivas da Câmara Legislativa
Última atualização: 17/10/2023 20:58
Foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (6), a nova sede do programa Melhor em Casa, que atende a pacientes a domicílio em Estância Velha. O novo prédio fica na Rua Artur Leopoldo Ritter, nos fundos do Hospital Municipal Getúlio Vargas. Com um investimento de R$ 379,885,02, sendo R$ 307 mil de emendas impositivas dos vereadores, o local agora abriga a parte administrativa, mas também conta com um consultório e áreas adequadas para guardar os equipamentos.
Conforme explica o vereador Yuri Campos (PTB), o Melhor em Casa é um programa que atende pacientes a domicílio, mas precisa de uma base para a parte administrativa. “Os profissionais da saúde tinham um espaço precário, atuavam numa casa antiga que está condenada pela própria prefeitura. Então precisávamos investir neste programa, porque cuidando dos pacientes em casa, é menos custo para o hospital e possibilita um tratamento no conforto do lar”, comenta.
A construção foi possível graças à união dos nove vereadores da cidade, que encaminharam recursos para a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bela Vista, e o restante para o Melhor em Casa. “Também foi adquirida uma caminhonete 4x4 para poder carregar itens como cadeiras de rodas, muletas, etc. Compramos também 118 equipamentos, então conseguimos equipar 100% através das emendas impositivas”, acrescenta o vereador.
No local, o enfermeiro Daniel Gustavo Lauermann falou sobre a dinâmica do trabalho: “Nós temos um controle de pacientes que precisam de atendimentos diários, outros uma vez por semana, ou com um tempo maior. A gente vai na casa, faz curativos, aplica medicações, coleta sangue. Eles têm avaliações com nutricionista, fisioterapia, assistente social, psicólogo, etc. Então é uma estrutura que irá agregar muito”, afirma.
Representando o Legislativo, o vereador Jacob Immig (PTB) falou, no lugar do presidente da Câmara, Douglas Bitencourt (PSDB), e enalteceu os profissionais que levam o hospital e os atendimentos às casas das pessoas. Já o secretário de Saúde, Christian Henrique da Silva, destacou o benefício que é uma pessoa não precisar ficar internada no hospital ou de não precisar se deslocar quando não tem condições. “É um programa que a gente vê como fundamental e quem conhece de perto sabe da importância”, finalizou.
O vice-prefeito Airton Haag falou que o município precisava deste espaço e que é necessário sempre melhorar a vida das pessoas. Por fim, o prefeito Diego Francisco falou que este é um ato para “cuidar de quem cuida da gente”, dando um espaço digno aos profissionais.
Estiveram presentes os vereadores Lucas Argentino (MDB), Samantha Renner (representando o vereador Antônio Worst (União Brasil), Jacob Immig (PTB), Décio Hansen (União Brasil), Yuri Campos (PTB), João Gabriel Dilkin ( PSDB), Beti Griebeler (PSDB) e Gabriele Martins (PDT). Além deles participaram os vereadores, secretários, prefeito e vice-prefeita mirins.
Atraso justificado
Marcado para às 16 horas, a inauguração teve início quase uma hora depois. Isto porque o prefeito Diego estava reunido com forças de segurança para criar uma campanha de arrecadação de donativos a serem enviados para o Vale do Taquari, nas cidades afetadas pelas enchentes. “Essas pessoas perderam tudo, estão somente com a roupa do corpo molhada. Eles não têm um único comércio para comprar uma escova de dentes, cidades foram destruídas. E nós temos o privilégio de nunca ter sofrido com um desastre ambiental. Por isso precisamos mostrar nossa solidariedade e doar o que pudermos de alimentos, roupas, materiais de higiene e de limpeza, cobertores e agasalhos. Não adianta mandar dinheiro porque eles não têm nem mesmo onde comprar”, explicou o prefeito.
Com o prefeito, estava o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos – ACI-NH/CB/EV/DI, Diogo Carlos Leuck, que explicou onde as doações podem ser feitas em Estância Velha. “Quem puder contribuir, deve levar os donativos das 8 às 17 horas na Oase (Rua Auxiliadora, 58, Centro).