MUTIRÃO DE LIMPEZA

"Está mais trabalhoso do que havíamos imaginado", diz secretário sobre retirada de fiação ociosa dos postes em Canoas

Serviço foi iniciado pela Avenida Rio Grande do Sul no bairro Mathias Velho

Publicado em: 18/10/2023 18:48
Última atualização: 18/10/2023 21:53

Uma das reclamações mais recorrentes de moradores de Canoas, o excesso de cabos e fios de internet fixa nos postes, começou a ser solucionada nesta quarta-feira (18). Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU), da RGE e de dez operadoras de telecomunicação se uniram para o primeiro mutirão de limpeza da fiação no município.

O serviço iniciou pela manhã, na Avenida Rio Grande do Sul, próximo à Praça Pio X, no bairro Mathias Velho. A iniciativa, conforme o secretário Lucas Lacerda, é reduzir a poluição visual e também aumentar a segurança de pedestres e motoristas. “O emaranhado de fios soltos e inutilizados é um problema recorrente em todos os quadrantes de Canoas.”

Depois de limpar a fiação, cabos são amarrados Foto: Juliano Piasentin/Especial

Lacerda reitera que o objetivo era começar o mutirão, porém as dificuldades estão sendo grandes. “Está mais trabalhoso do que havíamos imaginado. Por enquanto as próximas etapas nas ruas Dr. Barcellos, Primavera, Júlio de Castilhos e Avenida Dezessete de Abril, estão adiadas”, completa.

“Até que enfim”

Morador do Mathias Velho, Décio Cenci, 62 anos, estava caminhando pela Avenida Rio Grande do Sul quando se deparou com o mutirão. “Até que enfim estão fazendo esse serviço. Na frente da minha casa, aqui perto, também é um grande problema com muitos fios ociosos.” Seu Décio agora está na expectativa. “Tomara que cheguem logo na minha rua.”

Quem também comemorou foi a vendedora Elisângela Rosa, 51 anos. “Os caminhões passavam e levavam os fios carregados. Era bem complicado até para estacionar com a fiação no caminho.” A loja em que ela trabalha teve a paisagem completamente modificada após a passagem das equipes, que foram elogiadas. “Agora ficou muito bom, bem feito o trabalho deles. O que me impressionou foi a quantidade de fios retirados.” A SMSU não precisou o montante recolhido, que encheu um caminhão.

Mais segurança

Outro comerciante da região, Marco Aurélio, 55 anos, trabalha na Avenida Rio Grande do Sul e é direto. “Os fios dos postes eram uma ninharia. Estava uma vergonha.” Marco revelou que uma mulher chegou a cair na calçada. “Ela caiu depois de tropeçar em alguns fios caídos. O caminhão derrubou, era muito perigoso, imagina alguma bicicleta se enroscar nos cabos?”

O morador do Mathias Velho foi outro a elogiar o trabalho. “Demorou, mas está ficando bem bom para nós, para a comunidade do bairro. Tomara que não pare por aqui.” O secretário Lucas Lacerda afirmou que a ideia da SMSU é realizar ao menos um mutirão por mês. “Como é feio em Cachoeirinha, Gravataí e Esteio”, finaliza.

LIMPEZA DOS CABOS DE INTERNET - 18/10/23Juliano Piasentin/Especial
LIMPEZA DOS CABOS DE INTERNET - 18/10/23Juliano Piasentin/Especial
LIMPEZA DOS CABOS DE INTERNET - 18/10/23Juliano Piasentin/Especial
LIMPEZA DOS CABOS DE INTERNET - 18/10/23Juliano Piasentin/Especial

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasCanoasRS
Matérias Relacionadas