Uma das reclamações mais recorrentes de moradores de Canoas, o excesso de cabos e fios de internet fixa nos postes, começou a ser solucionada nesta quarta-feira (18). Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU), da RGE e de dez operadoras de telecomunicação se uniram para o primeiro mutirão de limpeza da fiação no município.
O serviço iniciou pela manhã, na Avenida Rio Grande do Sul, próximo à Praça Pio X, no bairro Mathias Velho. A iniciativa, conforme o secretário Lucas Lacerda, é reduzir a poluição visual e também aumentar a segurança de pedestres e motoristas. “O emaranhado de fios soltos e inutilizados é um problema recorrente em todos os quadrantes de Canoas.”
Lacerda reitera que o objetivo era começar o mutirão, porém as dificuldades estão sendo grandes. “Está mais trabalhoso do que havíamos imaginado. Por enquanto as próximas etapas nas ruas Dr. Barcellos, Primavera, Júlio de Castilhos e Avenida Dezessete de Abril, estão adiadas”, completa.
“Até que enfim”
Morador do Mathias Velho, Décio Cenci, 62 anos, estava caminhando pela Avenida Rio Grande do Sul quando se deparou com o mutirão. “Até que enfim estão fazendo esse serviço. Na frente da minha casa, aqui perto, também é um grande problema com muitos fios ociosos.” Seu Décio agora está na expectativa. “Tomara que cheguem logo na minha rua.”
Quem também comemorou foi a vendedora Elisângela Rosa, 51 anos. “Os caminhões passavam e levavam os fios carregados. Era bem complicado até para estacionar com a fiação no caminho.” A loja em que ela trabalha teve a paisagem completamente modificada após a passagem das equipes, que foram elogiadas. “Agora ficou muito bom, bem feito o trabalho deles. O que me impressionou foi a quantidade de fios retirados.” A SMSU não precisou o montante recolhido, que encheu um caminhão.
Mais segurança
Outro comerciante da região, Marco Aurélio, 55 anos, trabalha na Avenida Rio Grande do Sul e é direto. “Os fios dos postes eram uma ninharia. Estava uma vergonha.” Marco revelou que uma mulher chegou a cair na calçada. “Ela caiu depois de tropeçar em alguns fios caídos. O caminhão derrubou, era muito perigoso, imagina alguma bicicleta se enroscar nos cabos?”
O morador do Mathias Velho foi outro a elogiar o trabalho. “Demorou, mas está ficando bem bom para nós, para a comunidade do bairro. Tomara que não pare por aqui.” O secretário Lucas Lacerda afirmou que a ideia da SMSU é realizar ao menos um mutirão por mês. “Como é feio em Cachoeirinha, Gravataí e Esteio”, finaliza.