A ECONOMIA EM ALERTA

"Está dinamitando a economia brasileira", diz Roberto Argenta sobre isenção das compras internacionais de até 50 dólares

Empresário aproveitou a reinauguração da fábrica da Calçados Beira Rio em Roca Sales para fazer um apelo às autoridades

Publicado em: 13/10/2023 17:34
Última atualização: 13/10/2023 18:05

O empresário Roberto Argenta aproveitou a solenidade de reinauguração da unidade da Calçados Beira Rio em Roca Sales, no Vale do Taquari, para fazer um apelo às autoridades pelo fim da isenção das compras internacionais de até 50 dólares. "Isso está dinamitando a economia brasileira", salientou, diante de centenas de funcionários e convidados, entre eles deputados e representantes dos governos federal e estadual.

CALÇADISTAS JÁ ALERTARAM GERALDO ALCKMIN DO IMPACTO QUE SETOR PODE SOFRER


Roberto Argenta, diretor presidente da Calçados Beira Rio Foto: Igor Müller/GES-Especial

"É uma loucura", bradou Argenta, dizendo que a isenção das compras internacionais de até 50 dólares – o equivalente a cerca de 250 reais – "está acabando com a indústria têxtil e reduzindo a fabricação de calçados". Segundo o empresário, se a medida não for revogada, lojas vão continuar fechando e indústrias vão continuar reduzindo a produção e, por consequência, a geração de empregos.

"É por vontade de quem que o produto chinês não paga imposto", questionou, defendendo que "o governo brasileiro tem que cuidar dos brasileiros em primeiro lugar". "Em média, nós vendemos nosso sapato para o lojista por 10 dólares. E pagamos todos os impostos e obrigações sociais. Por que o fabricante de fora não paga nada", indignou-se. "Não posso concordar com isso e entender como que o governo não entende isso."

Roberto Argenta disse ainda que, dias atrás, em visita à fábrica da Beira Rio em Candelária, no Vale do Rio Pardo, alertou a Prefeitura que se a isenção dos importados de até 50 reais não chegar ao fim, é possível que a produção comece a diminuir na unidade local. "Representamos 52% do retorno de ICMS do município e disse ao prefeito que se essa situação continuar, isso pode começar a diminuir", contou, chamando de "injusta" esta decisão tributária.

Veja o apelo às autoridades feito pelo empresário

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasRoca SalesRS
Matérias Relacionadas