ATRAÇÃO CONFIRMADA
Esquadrilha da Fumaça volta à Expoaer após 11 anos; veja como garantir ingressos
Esquadrão esteve em Canoas há sei anos, no entanto, não faz parte da tradicional feira há mais de uma década
Última atualização: 18/10/2023 20:56
A Esquadrilha da Fumaça está de volta à Expoaer após 11 anos de ausência. A última participação da equipe ocorreu em 2012 no local. Já o evento na Base Aérea de Canoas (Baco) está sendo retomado depois de três anos, e chega a sua 34ª edição homenageando o “pai da aviação” Santos Dumont, que em 2023 completaria 150 anos.
Em abril, a Esquadrilha fez um espetáculo no céu que pôde ser visto por moradores de Campo Bom e Novo Hamburgo. No mês das crianças, a apresentação ocorre mais perto da capital gaúcha.
O show está marcado para o dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida e também Dia das Crianças, com previsão para iniciar pontualmente às 15h30. A entrada do evento é gratuita mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível.
Se não participava da Expoaer há mais de dez anos, a visita mais recente da Esquadrilha na cidade ocorreu há quase sete anos, em novembro de 2016. “O povo de Canoas sempre nos recebeu muito bem. A feira é muito tradicional”, afirma um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, o capitão André Bezerra.
No entanto, antes de chegar à região metropolitana, a Esquadrilha se apresenta neste domingo (8) em Itápolis, cidade do interior de São Paulo, e na quarta (11), em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha. “Chegamos na quinta-feira (12) pela manhã em Canoas, já no dia seguinte (13) nos apresentamos em Ijuí, no dia 14 em Santa Maria e encerramos a tour pelo sul no dia 15, em Florianópolis.”
Caças modernos
As aeronaves utilizadas na apresentação são do modelo A-29 Super Tucano. “Essa é apenas a segunda vez que esses aviões se apresentam em Canoas. Até 2012 utilizávamos o Tucano. Ambos são aviões de caça, mas os A-29 possuem mais tecnologia e versatilidade.”
Bezerra também destaca a origem brasileira do avião. “Isso mostra a capacidade da aviação brasileira.”