OUTUBRO ROSA

Encontro Rosa informa sobre câncer de mama em São Leopoldo

Atividade ocorreu nesta quarta-feira (04), na Oncologia Centenário e contou com uma série de palestras

Publicado em: 04/10/2023 19:59
Última atualização: 18/10/2023 20:44

 O Encontro Rosa, realizado nesta quarta-feira (04), no auditório do centro de câncer Oncologia Centenário, promoveu uma série de palestras educativas sobre o diagnóstico precoce da doença. As informações foram apresentadas pela equipe médica multidisciplinar do centro, composta por mastologistas, oncologistas, fisioterapeutas e diversos outros profissionais de saúde. A ação foi organizada em uma parceria entre a Liga Feminina de Combate ao Câncer, Associação Força Rosa (AFR) e a Sociedade de Medicina.

Nataly destacou a importância de iniciar precocemente o acompanhamento médico Foto: Amanda Krohn/Especial

Conscientização

De acordo com a mastologista Gabriela Rosali dos Santos, o diagóstico precoce apresenta uma chance de 95% de cura para a doença. "Por isso falamos tanto dos exames de rotina, eles servem para que o câncer de mama seja descoberto em sua fase inicial", explica. A profissional citou ainda a importância da ampliação do acesso a serviços de saúde que permitam essa medida. "Muitas pacientes conseguem marcar a consulta ou exame, mas não vão. Será que não foi porque elas tiveram dificuldades financeiras para ir até lá? Não sabemos, mas precisamos buscar uma solução", ressalta.

A oncologista clínica Nataly Oliari Moraes reforça que as pacientes que possuem histórico familiar de câncer de mama devem iniciar o acompanhamento o quanto antes. "Apesar da indicação do Instituto Nacional do Câncer ser começar os exames a partir dos 50 anos, o ideal seria iniciá-los a partir dos 40", orienta. Segundo Moraes, o cuidado reforçado tem como objetivo ampliar as chances de se obter um diagnóstico precoce.

A vice-presidente e fundadora da AFS, Maria Inês Becker, destacou o papel da associação no tocante à conscientização, acesso ao tratamento e, acima de tudo, ao acolhimento psicológico. "Temos mais de 25 profissionais voluntários que atendem nossas pacientes. Em paralelo a isso, nosso objetivo é que elas passem por esse período do câncer de uma forma mais leve e menos sofrida", afirma.

Além da AFS, São Leopoldo tambémn conta com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, cuja presidente, Luci de Paula Meneghoto, participou do evento. "Além da equipe médica, temos atividades ministradas por nossas voluntárias, como ioga", anuncia.

Em meio à imunoterapia, Maria Teresinha deu um jeito de comparecer ao evento Foto: Amanda Krohn/Especial

Acolhimento

Em meio a um tratamento de imunoterapia, a técnica de enfermagem Maria Teresinha da Mota, de 47 anos, arrumou uma forma de comparecer ao evento. "Tudo o que é passado aqui é válido como aprendizado para a gente, que acabo passando também para outras pessoas", comenta. Diagnosticada com a doença em 2014, a paciente é atendida pela Associação Força Rosa desde então. "A associação acolhe bastante a gente e dá muito suporte em todas as questões, tanto sentimental quanto profissional. Eles têm ótimos profissionais que auxiliam a gente", elogia.

Confira outras ações do Outubro Rosa na região

São Leopoldo

A Secretaria de Saúde optou pelo adiamento da programação que ocorreria neste sábado (7). Devido à previsão de risco de temporais, as ações que seriam realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram transferidas para o dia 21. Os serviços previstos serão acolhimento, testes rápidos de sífilis, HIV, Hepatite B e C, exame clínico das mamas, solicitação de mamografia, coleta de citopalógico do colo de útero, orientações sobre planejamento familiar, sala de espera com abordagens em saúde mental, avaliação odontológica e vacinação. A prefeitura, através de sua assessoria, avisa que mais detalhes e informações sobre a programação serão divulgadas na segunda-feira (9).

Esteio

No dia 17, terá uma ação de atenção à saúde dos homens e mulheres em nove UBSs (Parque do Sabiá, Planalto, Claret, Galvany Guedes, Novo Esteio, Cruzeiro, Caic, Votorantim e Centro). Com início às 8h, as ações incluem vacinação, coleta de citopatológico, solicitação de mamografia, testes rápidos de IST, avaliação multidimensional para idosos, pesagem do bolsa familia e outros.

Capela de Santana

Em Capela de Santana, estão previstas palestras, grupos de saúde mental e um evento promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher no dia 24. A prefeitura, mediante sua assessoria de comunicação, avisa que novas informações serão divulgadas em breve.

Portão

Em Portão, a programação inicia na quarta-feira (11) e segue até o dia 31 com diversas atividades espalhadas pelas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) do município. Entre os serviços a serem oferecidos estão coleta de pré-câncer, testes rápidos, pedidos de mamografias e outros.

Sapucaia do Sul

Sapucaia ainda não divulgou suas programação oficial. Conforme a assessoria de imprensa, mais detalhes serão anunciados assim que o cronograma estiver concluído.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasRegiãoRS
Matérias Relacionadas