OUTUBRO ROSA
Encontro Rosa informa sobre câncer de mama em São Leopoldo
Atividade ocorreu nesta quarta-feira (04), na Oncologia Centenário e contou com uma série de palestras
Última atualização: 18/10/2023 20:44
O Encontro Rosa, realizado nesta quarta-feira (04), no auditório do centro de câncer Oncologia Centenário, promoveu uma série de palestras educativas sobre o diagnóstico precoce da doença. As informações foram apresentadas pela equipe médica multidisciplinar do centro, composta por mastologistas, oncologistas, fisioterapeutas e diversos outros profissionais de saúde. A ação foi organizada em uma parceria entre a Liga Feminina de Combate ao Câncer, Associação Força Rosa (AFR) e a Sociedade de Medicina.
Conscientização
De acordo com a mastologista Gabriela Rosali dos Santos, o diagóstico precoce apresenta uma chance de 95% de cura para a doença. "Por isso falamos tanto dos exames de rotina, eles servem para que o câncer de mama seja descoberto em sua fase inicial", explica. A profissional citou ainda a importância da ampliação do acesso a serviços de saúde que permitam essa medida. "Muitas pacientes conseguem marcar a consulta ou exame, mas não vão. Será que não foi porque elas tiveram dificuldades financeiras para ir até lá? Não sabemos, mas precisamos buscar uma solução", ressalta.
A oncologista clínica Nataly Oliari Moraes reforça que as pacientes que possuem histórico familiar de câncer de mama devem iniciar o acompanhamento o quanto antes. "Apesar da indicação do Instituto Nacional do Câncer ser começar os exames a partir dos 50 anos, o ideal seria iniciá-los a partir dos 40", orienta. Segundo Moraes, o cuidado reforçado tem como objetivo ampliar as chances de se obter um diagnóstico precoce.
A vice-presidente e fundadora da AFS, Maria Inês Becker, destacou o papel da associação no tocante à conscientização, acesso ao tratamento e, acima de tudo, ao acolhimento psicológico. "Temos mais de 25 profissionais voluntários que atendem nossas pacientes. Em paralelo a isso, nosso objetivo é que elas passem por esse período do câncer de uma forma mais leve e menos sofrida", afirma.
Além da AFS, São Leopoldo tambémn conta com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, cuja presidente, Luci de Paula Meneghoto, participou do evento. "Além da equipe médica, temos atividades ministradas por nossas voluntárias, como ioga", anuncia.
Acolhimento
Em meio a um tratamento de imunoterapia, a técnica de enfermagem Maria Teresinha da Mota, de 47 anos, arrumou uma forma de comparecer ao evento. "Tudo o que é passado aqui é válido como aprendizado para a gente, que acabo passando também para outras pessoas", comenta. Diagnosticada com a doença em 2014, a paciente é atendida pela Associação Força Rosa desde então. "A associação acolhe bastante a gente e dá muito suporte em todas as questões, tanto sentimental quanto profissional. Eles têm ótimos profissionais que auxiliam a gente", elogia.
Confira outras ações do Outubro Rosa na região
São Leopoldo
A Secretaria de Saúde optou pelo adiamento da programação que ocorreria neste sábado (7). Devido à previsão de risco de temporais, as ações que seriam realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram transferidas para o dia 21. Os serviços previstos serão acolhimento, testes rápidos de sífilis, HIV, Hepatite B e C, exame clínico das mamas, solicitação de mamografia, coleta de citopalógico do colo de útero, orientações sobre planejamento familiar, sala de espera com abordagens em saúde mental, avaliação odontológica e vacinação. A prefeitura, através de sua assessoria, avisa que mais detalhes e informações sobre a programação serão divulgadas na segunda-feira (9).
Esteio
No dia 17, terá uma ação de atenção à saúde dos homens e mulheres em nove UBSs (Parque do Sabiá, Planalto, Claret, Galvany Guedes, Novo Esteio, Cruzeiro, Caic, Votorantim e Centro). Com início às 8h, as ações incluem vacinação, coleta de citopatológico, solicitação de mamografia, testes rápidos de IST, avaliação multidimensional para idosos, pesagem do bolsa familia e outros.
Capela de Santana
Em Capela de Santana, estão previstas palestras, grupos de saúde mental e um evento promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher no dia 24. A prefeitura, mediante sua assessoria de comunicação, avisa que novas informações serão divulgadas em breve.
Portão
Em Portão, a programação inicia na quarta-feira (11) e segue até o dia 31 com diversas atividades espalhadas pelas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) do município. Entre os serviços a serem oferecidos estão coleta de pré-câncer, testes rápidos, pedidos de mamografias e outros.
Sapucaia do Sul
Sapucaia ainda não divulgou suas programação oficial. Conforme a assessoria de imprensa, mais detalhes serão anunciados assim que o cronograma estiver concluído.