abc+

ALERTA PARA A REGIÃO

ENCHENTE: Rio dos Sinos inunda áreas ribeirinhas de Campo Bom; confira a situação

No município, a água subiu 30 centímetros entre a tarde de sábado e a manhã deste domingo e o volume continua a aumentar; saiba mais

Juliana Grade Flor
Publicado em: 16/07/2023 às 10h:06
Publicidade

Após a Defesa Civil emitir alerta para risco de transbordamento do Rio dos Sinos, entre Campo Bom, Novo Hamburgo e São Leopoldo, no sábado, Campo Bom amanheceu com pontos inundados neste domingo (16).

Nesta manhã, a régua marcava 7,27 metros e a água continuava subindo, aumentando ainda mais o alerta da prefeitura para os moradores das áreas ribeirinhas.

Área inundada em Campo Bom na manhã deste domingo | Jornal NH



Área inundada em Campo Bom na manhã deste domingo

Foto: Prefeitura de Campo Bom

Do final da tarde de sábado até esta manhã, as águas subiram 30 centímetros. A explicação para essa situação, de acordo com o órgão, é que os banhados ainda estavam cheios, depois da enchente de junho, ocasionando uma subida mais rápida do nível do rio.

Nas primeiras horas da manhã, equipes da Prefeitura e da Defesa Civil já estavam no local para auxiliar os moradores. 

“Já vínhamos monitorando o rio, desde o ciclone de quinta-feira e agora nossas equipes estão a postos, com tratores auxiliando no deslocamento de populares, também prontas para remover famílias caso necessário”, disse o prefeito Luciano Orsi.

A Defesa Civil de Campo Bom pode ser chamada pelo número (51) 99631-4625 em caso de ajuda ou orientação.

Evento cancelado na cidade

Em função da cheia do Rio dos Sinos, foi cancelado do Desafio Campo Bom de MTB, que estava previsto para este domingo, com chegada e largada do Parque Martins, no bairro Barrinha.

Novo Hamburgo

Nesta manhã, o nível do Sinos em Novo Hamburgo estava de 18 centímetros mais alto do que no sábado, à tarde. A medição ontem apontava 6,35 metros e, nesta manhã, registrava 6,53 metros. 

Em nota, a prefeitura diz que não teve registro de inundação nesta manhã. “A Defesa Civil de Novo Hamburgo está monitorando a situação hora a hora. Não há desabrigados e/ou desalojados no município até o momento.”

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade