O Rio dos Sinos deve continuar subindo nos próximos dias. Esta é a projeção do coordenador da Defesa Civil de Sapiranga, Sírio Baum, que conta ainda que a água já atinge diversas casas na localidade de Porto Palmeira. Com a possibilidade de chuva no final de semana, a expectativa de melhora é somente na terça ou quarta-feira da próxima semana. Isso porque a quantidade de água que desce da Serra está contribuindo para o transbordamento do Rio na cidade.
Como prevenção, a Defesa Civil retirou algumas famílias de suas casas e as alojou no Ginásio do Centro Municipal de Educação Dr. Décio Gomes Pereira, onde até a tarde desta quinta-feira (28), permaneciam 16 pessoas. “Lá, elas têm alimentação, roupas, chuveiro. Tudo o que é necessário é fornecido pela Assistência Social”, diz Baum.
A Defesa Civil também mobilizou barcos para auxiliar pessoas que precisam se deslocar para o trabalho durante o dia e retornar para as casas. “A água chega próxima das janelas em algumas residências, mas algumas famílias são resistentes e não querem sair. Dormem em cima de uma mesa, um armário, porque têm medo de saques. E para essas pessoas, e diversas outras situações, damos este suporte de barco para ir e voltar”, explica o coordenador.
Por volta das 18 horas desta quinta, o níveo do Rio estava em 7,55m, 35 centímetros a mais do que na madrugada.