ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA
Empresários suspeitos de liderar esquema de tráfico de drogas e ordenar homicídios são alvos de operação no RS e SC
Na região, mandados são cumpridos desde a madrugada desta terça-feira (29) em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Campo Bom, Estância Velha e Cachoeirinha. Pelo menos, 40 pessoas foram presas
Última atualização: 17/10/2023 20:02
Empresários suspeitos de liderar esquema de tráfico de drogas e ordenar homicídios são alvos de operação da Polícia Civil e do Ministério Público. Desde a madrugada desta terça-feira (29) os agentes cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão em cidades do Rio Grande do Sul e em Santa Catariana. Até as 6h35, 40 pessoas que integram a quadrilha foram presas.
Ao todo são 65 mandados de prisão cumpridos simultaneamente em Porto Alegre, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Lajeado, Campo Bom, Estância Velha, Capão da Canoa, Morrinhos do Sul, Torres, Três Cachoeiras e Mampituba (RS); e em Praia Grande, Passo de Torres, Araranguá e São João do Sul (SC).
De acordo com a Polícia Civil, a organização criminosa é bem estruturada e especializada em tráfico de drogas, homicídios qualificados e porte ilegal de armas de fogo e munições. O grupo tem base no litoral gaúcho, na cidade de Torres e região, mas também possui ramificações no estado vizinho.
Os dois suspeitos que são considerados os principais alvos da Operação Turrim são empresários e, segundo a investigação, exercem funções de liderança entre os criminosos. Conforme a Polícia Civil, desafetos e traficantes de facção rival foram executados para monopolizar a venda de drogas no litoral do RS.
Com o lucro do crime os empresários sustentavam vida de luxo, com veículos de alto padrão e apartamentos em bairros nobres, além de viagens e compras de terrenos e imóveis. Para os membros da quadrilha já presos, os lucros eram usados para obtenção de regalias nos presídios.