abc+

SAÚDE

Emergências de hospitais da região continuam superlotadas nesta sexta-feira

Demandas maiores são para atendimento adulto. Nas alas pediátricas a situação está tranquila, segundo os hospitais

Jornal VS
Publicado em: 14/07/2023 às 16h:00
Publicidade

A chuva e a queda nas temperaturas geraram um aumento, nos últimos três dias, no número de internações nas emergências dos hospitais da região. No Hospital Centenário, em São Leopoldo, na tarde desta sexta-feira (14) há 65 pacientes internados e em atendimento no setor adulto, que conta com 34 espaços, entre leitos, macas e poltronas. Em sua maioria, são pacientes com doenças respiratórias, doenças cardiovasculares e traumas. Ontem o número era 63 e na quarta-feira (12) o local chegou a ter 71 pessoas, entre internadas e sendo atendidas. Na ala infantil há cinco pacientes internados.

No São Camilo, hoje há 31 pacientes internados na ala amarela, 11 em camas, 14 em macas e seis em poltronas. Na vermelha são quatro leitos ocupados



No São Camilo, hoje há 31 pacientes internados na ala amarela, 11 em camas, 14 em macas e seis em poltronas. Na vermelha são quatro leitos ocupados

Foto: Adriano Rosa da Rocha/Prefeitura de Esteio

Já no Hospital São Camilo, em Esteio, onde há 12 leitos de internação na ala amarela e sete na vermelha, hoje há 31 pacientes internados na amarela, 11 em camas, 14 em macas e seis em poltronas. Já na vermelha são quatro leitos ocupados. Os maiores registros são de problemas respiratórios/pulmonares, renais e psiquiátricos. Na ala pediátrica, a situação está mais tranquila. Dos 19 leitos de internação, 15 estão ocupados. Dos seis leitos de observação, apenas um está ocupado nesta sexta-feira.

No Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), em Sapucaia do Sul, durante esta tarde, os 13 leitos do setor de emergência – 11 para classificação laranja e dois para vermelha – estão ocupados. Além disso, há 16 pacientes acomodados em poltronas. A maior demanda é motivada por doenças respiratórias. Já na ala infantil, dos sete leitos disponíveis cinco estão ocupados.

Em todas as cidades, a orientação das secretarias de saúde é que as pessoas com problemas menos graves procurem, primeiramente, os postos de saúde mais próximos.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade