TRANSTORNOS

EFEITO DO CICLONE: Cheia do Rio Taquari faz Lajeado fechar ruas e famílias saírem de casa

Segundo a prefeitura, animais de estimação também estão sendo recolhidos e abrigados

Publicado em: 13/07/2023 16:02
Última atualização: 22/08/2023 08:10

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, devido a passagem de um ciclone extratropical nas últimas horas, que já deixou uma pessoa morta, fez com que o Rio Taquari saísse do leito, provocando transtornos. Em Lajeado, segundo a prefeitura, o rio subiu ainda na madrugada desta quinta-feira (13). Por conta disso, ruas centrais e de bairros foram interditadas e até as 10 horas, pelo menos, 14 famílias precisaram deixar as suas casas.

Na manhã desta quinta-feira (13), nível do Rio Taquari ultrapassou 20 metros em LajeadoLaura Mallmann
Famílias foram retiradas de suas casas por causa da cheia do Rio Taquari, em LajeadoLaura Mallmann
Ruas de Lajeado foram interditadas por causa da cheia do Rio TaquariLaura Mallmann

“O nível do rio aumentou durante a madrugada por conta do grande volume de chuva nas cabeceiras. Já estamos com ruas fechadas e fazendo a remoção de famílias”, explica Gilmar Queiroz, coordenador da Defesa Civil do município.

As famílias que precisaram sair de suas casas foram levadas para o Parque do Imigrante, onde estão recebendo assistência e alimentação. A prefeitura enfatiza que animais de estimação também estão sendo recolhidos e abrigados.

Conforme o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por volta das 8h45 o nível do rio em Lajeado atingiu 20,80 metros. De acordo com a prefeitura, a conta de inundação é de 19 metros. A Defesa Civil da cidade afirma que nível da água continua aumentando e o monitoramento segue em alerta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasLajeadoRS
Matérias Relacionadas