TRANSTORNOS
EFEITO DO CICLONE: Cheia do Rio Taquari faz Lajeado fechar ruas e famílias saírem de casa
Segundo a prefeitura, animais de estimação também estão sendo recolhidos e abrigados
Última atualização: 22/08/2023 08:10
As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, devido a passagem de um ciclone extratropical nas últimas horas, que já deixou uma pessoa morta, fez com que o Rio Taquari saísse do leito, provocando transtornos. Em Lajeado, segundo a prefeitura, o rio subiu ainda na madrugada desta quinta-feira (13). Por conta disso, ruas centrais e de bairros foram interditadas e até as 10 horas, pelo menos, 14 famílias precisaram deixar as suas casas.
“O nível do rio aumentou durante a madrugada por conta do grande volume de chuva nas cabeceiras. Já estamos com ruas fechadas e fazendo a remoção de famílias”, explica Gilmar Queiroz, coordenador da Defesa Civil do município.
- MORTE, FERIDOS E RISCO DE ENCHENTE: O alerta da Defesa Civil para as próximas horas no RS
- Temporais colocam cidades da região em alerta para risco de inundações
As famílias que precisaram sair de suas casas foram levadas para o Parque do Imigrante, onde estão recebendo assistência e alimentação. A prefeitura enfatiza que animais de estimação também estão sendo recolhidos e abrigados.
Conforme o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por volta das 8h45 o nível do rio em Lajeado atingiu 20,80 metros. De acordo com a prefeitura, a conta de inundação é de 19 metros. A Defesa Civil da cidade afirma que nível da água continua aumentando e o monitoramento segue em alerta.