TESE DE DOUTORADO
Educação afetiva é abordada em livro
No mês que vem, professora participa do IX Congresso Nacional de Educação, na Paraíba
Última atualização: 17/10/2023 21:55
A educação emocional nas escolas é o tema central do livro lançado pela professora Cecilia Decarli, com direito a sessão de autógrafos realizada no Centro Cultural Albano Hartz, de Novo Hamburgo. Ao todo, 60 pessoas prestigiaram o lançamento. O livro Educação Emocional: conexões e possibilidades com a educação cientÃfica defende a inserção de uma educação amorosa e afetiva na educação, tema inédito e desafiante para instituições e atores de diferentes nÃveis de ensino.
A professora, que mora em Estância Velha, mas leciona na rede municipal de Campo Bom e no IFSul de Sapucaia do Sul, decidiu publicar o livro após concluir o doutorado em Educação em Ciências na UFRGS. "Esse livro é resultado da minha tese. Nele problematizo a formação de professores com base na estética, nas emoções, no bem-estar social e na felicidade coletiva", explica.
Cecilia pesquisa e escreve sobre educação emocional desde 2017. "Se vê muita gente falar sobre o assunto em palestras, mas havia pouco respaldo acadêmico, por isso, dediquei-me ao tema", coloca ela, que quer disseminar seu estudo. "Espero promover a inserção da educação emocional nos currÃculos de licenciaturas e de cursos de formação de professores."
Congresso nacional
Em 14 de outubro, Cecilia desembarca em João Pessoa, na ParaÃba, para disseminar o tema do livro com professores de todo o Brasil no 9º Congresso Nacional de Educação. Antes, em 28 de setembro, ela lançará o livro na Feira do Livro de Campo Bom.