abc+

CULTURA

DJ Abu Ewls celebra os 50 anos do hip hop com disco de vinil

Artista do bairro Niterói realiza sonho com parcerias em lançamento de disco

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 04/08/2023 às 09h:59 Última atualização: 18/10/2023 às 15h:50
Publicidade

Alex Sandro Loureiro Rezende, 42 anos, ou melhor, DJ Abu Ewls. Com 27 anos de carreira, ele foi um dos pioneiros na cultura hip-hop de Canoas e acaba de lançar o primeiro disco em vinil. “É um projeto que estou há alguns anos tentando tornar realidade.” Outros quatro artistas fazem companhia ao DJ. “Que sempre andaram comigo.” Original Tons, Digestivo, Subterrâneo 12 e Negroide MC, os dois últimos também de Canoas, são as parcerias no material que tem um significado especial.

Foram produzidos 20 discos 7 polegadas, todos vendidos



Foram produzidos 20 discos 7 polegadas, todos vendidos

Foto: Diego Dimovie/ Divulgação

DJ Abu conta que em 2023 são comemorados os 50 anos do hip-hop e nada melhor do que um disco de vinil para comemorar. “É especial voltar a ter esse material físico na mão, é um resgate para a cultura hip-hop.” Foram produzidas 20 unidades e todo o material já foi vendido ainda na pré-venda. “Fiquei com um, vendemos outros e mais um vai ficar no acervo da Prefeitura, como contrapartida.”

As impressões ocorreram em Brasília, na Lombra Records, especializada neste tipo de trabalho. “Escolhemos depois de alguns orçamentos, foi o mais em conta e a qualidade também era muito boa.” O disco não será de 12 polegadas, justamente pelo custo. “Resolvemos fazer o de 7 polegadas, sai mais barato e não perde a característica principal do vinil.”

A ideia

A ideia em produzir um disco, de acordo com o músico, sempre esteve em sua cabeça. “Minha vida toda tive toca discos e desde o início da carreira também trabalho com um. Fui um dos primeiros a usar em Canoas.” Abu é morador do bairro Niterói e viu uma geração inteira crescer e florescer. “A cena hip-hop está retomando as atividades na cidade.”

O DJ também elogia a força da juventude. “O pessoal está produzindo bastante. A motivação é muito grande. No Brasil a cena está ainda maior.”

Sonho do menino do Niterói virou o Mixtape Volume 20

A trajetória de Abu começou no início da década de 1990. O então garoto era MC do grupo Sindikato Hiphopiano. Por uma necessidade, ele virou DJ. Além do disco “Mixtape Volume 20”, o músico também lançou em 2022 um documentário chamado “20 anos de rap em Canoas”.

Nele, os MCs falam sobre parcerias, canções e como conheceram Abu. Para oficializar o lançamento do disco e comemorar o sucesso do documentário, o filho do Niterói se apresenta neste sábado (5), na antiga Estação do Trem, localizada na Avenida Victor Barreto, 2301. O evento começa às 14 horas e vai contar ainda com uma oficina sobre técnicas de mixagem, ministrada pelo DJ.

Os interessados em participar devem comparecer ao local no horário marcado. O lançamento e a oficina integram a celebração intitulada Estação Hip-Hop, organizada pelo Colegiado de Hip-Hop de Canoas. A entrada é gratuita.

Os cinco elementos do hip-hop

Abu explica que o hip-hop é formado por cinco elementos: DJ, MC, grafiteiros, B-girl/B-boys e o quinto elemento, conhecimento. “O rap é o som que o DJ e o MC fazem, ele faz parte do hip-hop, que é o conjunto dos elementos.”

Há também o trap, que vem fazendo sucesso entre os jovens. “É mais um estilo musical”, explica. Questionado sobre o festival Rap In Cena, que aconteceu em 2022 na capital, Abu disse que a festa mostrou o tamanho do hip-hop. “Toquei no palco principal no ano passado e esse ano vou estar de novo, desta vez no palco anos 90.”

O Rap In Cena ocorre em outubro, nos dias 28 e 29. Os ingressos já estão sendo vendidos. “O Branco, outro artista de Canoas que esteve em 2022, vai estar presente mais uma vez. É o puro suco de hip-hop.”

 

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade