O amor pelo Rio Grande do Sul foi demonstrado de diferentes formas durante o feriado de 20 de Setembro na região. Em Sapucaia do Sul, centenas de cavalarianos e entidades participaram do desfile farroupilha, que percorreu diversas ruas de diferentes bairros da cidade. Em São Leopoldo, onde também estava previsto desfile, o evento foi cancelado em solidariedade aos municípios e famílias vítimas das fortes chuvas que atingiram o Estado.
Esteio também já havia anunciado o cancelamento do desfile. Em Portão, a programação foi substituída por uma cavalgada solidária. Em Capela de Santana também não houve desfile. Nas cinco cidades, o feriado marca, também, o encerramento com bailes, dos acampamentos farroupilhas que movimentaram os tradicionalistas desde o dia 13.
Em Sapucaia do Sul, o desfile foi acompanhado por grande público pelas ruas por onde passou. No Centro, a Avenida Sapucaia foi um dos pontos que mais recebeu pessoas. Próximo à Praça General Freitas, onde é montado o palanque das autoridades, logo cedo os expectadores começaram a chegar para pegar o melhor lugar.
Ândria Guedes, 38 anos, levou os filhos Enzo Gabriel, 3, e Rômulo, 5, para ver de perto os cavalarianos. “Eles gostam muito dos cavalos e esta semana fizeram atividades da Semana Farroupilha na escola. Estavam empolgados. Só falavam sobre o dia do gaúcho em casa”, conta. Vizinha de Ândria, a costureira Rosa Marques, 50, também gostou do desfile. “Como em todos os anos, está muito lindo”, diz.
Muitos visitantes nos acampamentos
Muitos moradores da região também aproveitaram o dia de sol e calor para visitar os acampamentos farroupilhas, que encerram as atividades na noite desta quarta-feira, com o extinção da chama crioula. No acampamento montado junto ao Parque do Trabalhador, no bairro Vicentina, em São Leopoldo, centenas de pessoas passeavam e curtiam as atrações do palco principal, que tem baile com o grupo Canção Nativa na agenda.
- Categorias
- Tags