TRÁFICO INTERNACIONAL
Detento do RS aliciava jovens a levar cocaína para a Europa
Operação prendeu cinco suspeitos, um deles no Vale do Caí, que forneciam malas com fundo falso para as "mulas do tráfico"
Última atualização: 17/10/2023 15:15
Seduzidos por viagens internacionais remuneradas, jovens gaúchos e catarinenses são aliciados para transportar drogas à Europa. Uma operação da Polícia Federal e Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira (13), prendeu cinco membros da quadrilha, cumpriu 12 mandados de busca e bloqueou contas bancárias de 13 investigados.
Três preventivas foram executadas em Passo Fundo, uma delas no presídio, contra o chefe do esquema. Outros dois comparsas foram capturados em Vale Real, no Vale do Caí, e em Florianópolis.
O presidiário do Norte do Estado, segundo a PF, coordenava o esquema de tráfico internacional e lavagem de dinheiro. Na cela e em outros pontos de Passo Fundo, os agentes executaram cinco mandados de busca e apreensão. Em Vale Real, foram dois. Documentos e celulares foram também recolhidos com suspeitos em Porto Alegre e em três cidades catarinenses — Florianópolis, Penha e Arroio do Silva.
Já é condenado por tráfico
A investigação teve início a partir da identificação do detento, condenado por tráfico de drogas, que agenciava a remessa de cocaína para o exterior. O investigado contava com o apoio de outros presos e de criminosos em liberdade provisória. Eles arregimentavam jovens sem antecedentes criminais como "mulas do tráfico". Além da viagem, recebiam valores que variavam conforme o destino na Europa e o peso da cocaína, transportada em malas com fundo falso.
Novatos do crime
A investida desta quinta, que contou com 50 policiais federais e oito policiais civis, foi a segunda fase da Operação Rookies. O nome significa "novatos" em inglês. A primeira foi deflagrada em setembro de 2022, com a desarticulação de outra quadrilha que agia da mesma forma no cumprimento de 65 medidas judiciais expedidas pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo.