FERIADO FARROUPILHA
Desfiles e solidariedade marcam o Dia do Gaúcho em cidades da região; veja imagens
Durante os festejos tradicionalistas, itens serão coletados para doação destinada aos atingidos pelas enchentes no Vale do Taquari
Última atualização: 17/10/2023 22:01
Os gaúchos realizam diversas ações para celebrar a tradição e promover a solidariedade neste 20 de setembro. Uma delas, são as cavalgada do bem, que em algumas cidades vai arrecadar itens que serão destinados aos municípios do Vale do Taquari.
Morro Reuter é um dos municípios que mantiveram o desfile para esta quarta-feira. Integrantes do CTG Garrão da Serra desfilaram até a igreja, onde ocorre a missa crioula.
Desfile farroupilha também ocorre no Vale do Paranhana. Em Taquara, na manhã desta quarta-feira (20), sete bandas marciais se reuniram na Rua Júlio de Castilhos. Cavalarianos de CTGs da região também participaram da ação com destino à sede campestre do CTG Fogão Gaúcho. Os festejos farroupilhas enceram as 15 horas, com extinção das chamas.
No Vale do Caí, Montenegro manteve a programação, mesmo com possibilidade de chuva.
Em outras cidades, o desfile foi cancelado, por causa de previsão de chuva, em Dois Irmãos, Campo Bom, Estância Velha, Ivoti, Novo Hamburgo e Sapiranga. Porém, a solidariedade continua dentro dos Centros de Tradições Gaúchas (CTG).
O diretor artístico da 30ª Região Tradicionalista (RT), Sidinei Pereira Gonchoroski, explica que não se deve parar a solidariedade. "Mesmo sem o desfile, solicitamos que os donativos continuem sendo entregues nas entidades. Eles serão encaminhados para prefeituras e demais instituições das cidades atingidas pelo ciclone", explica.
Campo Bom, Sapiranga e Parobé já realizaram as coletas solidárias e já enviaram para o Vale do Taquari.
(*) Colaborou: Susi Mello
Preparação
Ainda na terça-feira (19) a expectativa pelo 20 de Setembro era grande. No Acampamento Farroupilha de Sapiranga, mesmo com o tempo fechado, 15 integrantes do Piquete Lopes estavam "treinando" para o feriado, quando o churrasco servirá mais de 25 pessoas. "No Dia do Gaúcho teremos costelão e a expectativa está grande, até porque teremos o show com Os Monarcas e esperamos que o acampamento esteja lotado", diz um dos integrantes do piquete Ari Andreolla.
A patroa do CTG Sentinela do Pago, Celi da Luz, também está com grandes expectativas, pois a atração do feriado está muito boa. "Teremos churrasco para servir no almoço e estamos nos preparando para receber um público grande", declara Celi.
Sobre a arrecadação solidária ela disse que já foi feito uma coleta e mandado para o Vale do Taquari. "Foi um caminhão com todas as doações dos CTGs e mais um por parte da prefeitura de Sapiranga."