PRIMEIRA DO ESTADO

Definida empresa que ficará responsável pelo Presídio de Erechim; leilão teve apenas uma proposta

Nova unidade terá 1,2 mil vagas disponíveis; previsão é de que a obra seja realizada em até 24 meses

Publicado em: 06/10/2023 15:07
Última atualização: 06/10/2023 15:29

Foi definida, nesta sexta-feira (6), a empresa que ficará responsável pela Parceria Público-Privada (PPP) do novo Presídio de Erechim. A Soluções Serviços Terceirizados foi a única a fazer uma proposta, de R$ 233 por vaga/dia disponibilizada e ocupada na unidade prisional. O leilão foi realizado pelo Governo do Estado, na B3, em São Paulo.


O leilão foi realizado na B3, em São Paulo Foto: Patrícia Alves/B3/Divulgação

O projeto, que é a primeira PPP do Estado na área de segurança pública, prevê a construção, manutenção e apoio à operação do presídio, incluindo a manutenção das instalações, limpeza e ajuda na logística da movimentação dos detentos. A previsão é de que a obra seja realizada em até 24 meses. Os policiais penais seguirão a cargo da segurança prisional.

O grupo atua há 15 anos no País e atende empresas e organizações de diversos segmentos, contando com mais de 18 mil colaboradores.

O novo Presídio de Erechim

Iniciativa foca também na ressocialização dos detentos, prevendo: possibilidade de trabalho, educação, reinserção social e uso de tecnologia na gestão prisional.

Serão disponibilizadas 1,2 mil vagas para apenados. A unidade terá dois módulos com 26 mil metros quadrados cada, tendo um total de 10,4 hectares. A nova localização será distante da zona urbana, entre as rodovias ERS-135 e BR-153.

A PPP

Com um investimento estimado de R$ 149 milhões, a oportunidade foi elaborada pelas Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ) e Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativos (SSPS), com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Teve apoio também do BID, do Programa de Parcerias de Investimentos Federal (PPI), e de nove consultorias do Brasil, Países Baixos e Portugal.

O primeiro Edital para a concessão do presídio foi publicado em julho de 2022, com previsão de realização do leilão para 15 de setembro de 2022. Entretanto, não houveram interessados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas