abc+

CHEIA

Defesas civis falam sobre a situação do Rio dos Sinos em Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga neste sábado

Há pessoas em abrigos em Campo Bom e Sapiranga. Em Novo Hamburgo, ruas alagadas nos bairros Canudos, Santo Afonso e Lomba Grande

Débora Ertel
Publicado em: 09/09/2023 às 09h:44 Última atualização: 17/10/2023 às 21h:09
Publicidade

O nível do Rio dos Sinos parou de subir em Novo Hamburgo e Campo Bom e a tendência é que diminua a enchente ao longo deste sábado (9).

Em Campo Bom, às 8 horas de hoje, a medição do Rio dos Sinos era de 7,14 metros. Conforme o coordenador da Defesa Civil, Paulo Silveira, desde as 17 horas de sexta-feira o nível já baixou 13 centímetros.

Régua de medição do Rio dos Sinos em Campo Bom  | Jornal NH



Régua de medição do Rio dos Sinos em Campo Bom

Foto: Divulgação

Apesar de estar chovendo, Silveira comenta que a precipitação não preocupa porque é fraca. “Por enquanto está tudo sob controle. Não caindo nada de torrencial nas cabeceiras, nas cidades acima como Rolante e Riozinho, para nós começa a estabilizar”, explica.

No entanto, ele comenta que chama atenção o fato do nível baixar muito rápido, comparado a outras cheias. “Não costuma baixar dez centímetros em uma noite”, pondera.

Silveira lembra que para o mês de setembro é esperado um volume maior de chuva e, por isso, a Defesa Civil permanece em alerta. Campo Bom continua com dez pessoas desabrigadas e com o monitoramento sendo feito de hora em hora.

Já em Novo Hamburgo, onde o ponto de medição do rio tem medidas diferentes em relação a Campo Bom, o nível estava em 6,80 metros.

“Até o momento choveu menos de 10 milímetros no dia de hoje e a tendência é para redução gradual no nível do Sinos, que está em torno de menos um centímetro por hora”, informa o chefe da Defesa Civil, Arci Fetter Júnior.

Há alagamentos no bairro Canudos nas ruas Bruno Werner Storck, Teco-teco e Albino Momberger, na Vila Kroeff, bairro Santo Afonso e no Loteamento Integração, em Lomba Grande. Segundo Fetter, o quadro de alagamentos permanecerá entre 6,40 e 6,50 metros.

Em Sapiranga, o rio permanece estável desde a madrugada, com 15 pessoas abrigadas no Centro Municipal de Educação Dr. Dégio Gomes Pereira, no bairro São Luiz.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade