abc+

ESPORTE

Daniel Cargnin conquista medalha de ouro no Pan-Americano do Canadá

Na luta final, o judoca gaúcho superou o canadense Arthur Margelidon

Taís Forgearini
Publicado em: 16/09/2023 às 17h:13 Última atualização: 18/10/2023 às 19h:18
Publicidade

O judoca gaúcho Daniel Cargnin conquistou a medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano e Oceania Clagary 2023, no Canadá. O atleta subiu no pódio pela categoria peso leve (73 kg), na noite de sexta-feira (15).

Atleta gaúcho comemora vitória na competição



Atleta gaúcho comemora vitória na competição

Foto: Confederação Brasileira de Judô/Divulgação

A vitória veio após três lutas, a primeira contra o colombiano Andres Sandoval, por ippon (pontuação máxima dada no Judô). Na semifinal, o gaúcho forçou três punições contra o mexicano Gilberto Cardoso. Na última luta disputada contra o canadense Arthur Margelidon, Cargnin finalizou com um contra-ataque fatal e venceu por ippon.

“Foi uma experiência ótima. Faz dois anos que subi para a categoria 73 kg. Na edição do ano passado me machuquei durante a semifinal. Esse título agora vem para coroar todo o trabalho que fiz após a lesão nas costas”, destaca o judoca de 25 anos.

Pela quinta vez, o gaúcho supera o judoca canadense Margelidon. Cargnin está na sétima colocação no ranking mundial de judô. “É um processo bem forte. O Pan-Americano é um campeonato importante na busca de pontos para os Jogos Olímpicos. Estou focado para conquistar uma vaga em Paris 2024”, enfatiza.

O judoca conta que o principal objetivo é trazer mais uma medalha olímpica para o País. “Estou me preparando para isso. O Rio Grande do Sul segue sendo uma potência no esporte. Um dos exemplos é a lendária Mayra Aguiar. Sou grato por fazer parte da seleção brasileira”, avalia.

Nesta temporada, Cargnin já conquistou o ouro no Grand Slam de Tel Aviv e no Open da Bahia e uma medalha de prata no Grand Slam de Paris. O atleta foi medalha de bronze nos Jogos de Tóquio 2020 e no Mundial de 2022.

“A lesão me deixou fora do Mundial deste ano. Eu passei por cirurgia na lombar. Sair com essa medalha de ouro mostra que eu estou no caminho certo”, afirma. “No próximo mês vou disputar os Jogos Pan-Americanos de 2023. É uma competição forte, o nível de dificuldade é alto. Já participei uma vez e fui vice-campeão. Estou indo para conquistar a medalha de ouro. Espero trazer mais essa alegria para o nosso Estado e País”.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade