Um policial da Brigada Militar que estava de férias passava pela Avenida Walter Klein, em Estância Velha, na noite de terça-feira (2) quando percebeu o assalto em andamento em uma agropecuária. À paisana, o brigadiano viu um Fiat Siena próximo ao local com um homem em atitude suspeita. Ele, então, rendeu o homem, que seria o terceiro assaltante. A ação, foi fundamental para impedir a fuga dos outros dois comparsas que naquele momento roubavam o estabelecimento e faziam reféns um casal e a filha deles, uma menina de seis anos de idade.
- Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica
- Vídeo: Imagens mostram policial sozinho em confronto com trio para salvar casal e criança feitos reféns em Estância Velha
Eram passados poucos minutos depois das 19 horas quando a Brigada Militar foi acionada e uma viatura com dois policiais, um homem e uma mulher, foi ao local. Com o policial de férias rendendo o motorista que seria usado para a fuga e a soldado realizando o cerco, as imagens mostram apenas um dos brigadianos em ação contra os criminosos, mas foi o trabalho em conjunto que garantiu o sucesso da operação, resgatando a família sem ferimentos.
Tentativa de fuga
Depois de pegar uma quantia em dinheiro, um notebook, dois celulares e até bombas de chimarrão, os assaltantes tentaram fugir pelos fundos do estabelecimento. No entanto, a saída buscada não existe. Desta forma, fizeram a família, que é proprietária do local, refém para saírem pela porta da frente sem serem interceptados pelo policial. Sem visão do comparsa e do veículo que seria usado para a fuga, os assaltantes se dirigiram ao carro da polícia.
O primeiro assaltante saiu na frente rendendo o proprietário com uma arma apontada para a cabeça. Em seguida, o segundo fez o mesmo com a mulher, que carrega a filha à sua frente. Enquanto isso, o policial se afastava para o meio da rua e tentava argumentar com os criminosos para que largassem os reféns.
Logo depois, a família foi colocada no banco de trás da viatura e o bandido que rendia o pai fez a volta por trás do carro para entrar no lado do motorista. Neste momento, há cerca de 10 metros de distância, o policial fez um disparo que atingiu o peito do criminoso. Com o comparsa baleado, o segundo assaltante, que fazia uso de tornozeleira eletrônica envolta com papel alumínio para burlar o sinal, se rendeu e deitou no chão. O criminoso baleado era Júlio Cesar Guedes Ribeiro, de 46 anos, que morreu no hospital.
Após a ação, o pai, a mãe e e filha saíram da viatura e correram de volta para dentro do estabelecimento, em segurança.
“Atitude acertada”
De acordo com o capitão da Brigada Militar, Fábio Lima da Silveira, a atitude do policial que atirou, apesar de haver riscos, foi acertada. “Ele é um policial experiente, sempre foi muito centrado e calmo para tomar suas decisões. Acredito que foi uma atitude acertada, pois ele agiu no momento certo, em que os reféns não estavam em uma linha de tiro”, comentou.
O capitão disse ainda que os assaltantes não teriam como fugir com a viatura da polícia, pois estavam sem a chave. No entanto, a situação poderia ter evoluído para que os reféns ficassem por mais tempo na mira dos criminosos, aumentando ainda mais a insegurança.
Além dos itens recuperados da família, a polícia apreendeu uma pistola .40 com numeração raspada, um revólver 357, munições e o carro que seria usado para a fuga.
LEIA TAMBÉM