Estância Velha comemora 64 anos este mês, e o esporte faz parte da programação. Na manhã deste domingo (3), ocorreu mais uma edição da Rústica de Aniversário de Estância Velha com cerca de 250 inscritos. Nem a chuva atrapalhou o desempenho dos atletas que também tiveram a torcida de familiares e amigos.
A única alteração foi na largada/chegada, que da Praça 1º de Maio passou para o Pavilhão de Atividades Culturais Reinato Ênio Trein (PAC).
A realização é da Wommer Running com apoio da prefeitura. O titular da Coordenadoria Municipal de Desporto, Ivair José de Oliveira, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância da rústica e outras atividades envolvendo o esporte.
“A rústica é um evento já tradicional na cidade e além de marcar o aniversário, a gente se propõe a divulgar um esporte que traz qualidade de vida e bem-estar. Temos atletas de vários lugares e de várias cidades. Um deles é um senhor de 83 anos que veio de Capão da Canoa. O pessoal gosta do nosso percurso, acha seguro”, destaca.
Foram onze categorias e na geral feminina a vencedora foi a técnica de enfermagem Odete Fernandes de Oliveira Groff, 46 anos. “Eu corro há quatros anos. Com a pandemia, fiquei fora das corridas de rua um tempo. No ano passado, fiz a de Porto Alegre e agora participei da rústica da minha cidade. O esporte é tudo para mim. Treino três vezes na semana e faço musculação todos os dias”, conta.
Na categoria geral masculina o vencedor foi o atleta Júlio César Rodrigues. A lista por categorias pode ser conferida em: www.wommerrunning.com.br/resultados2023.
Fogo Simbólico
O PAC também é palco do início das celebrações da Semana da Pátria e dos festejos farroupilhas. O Fogo Simbólico da Pátria, aceso desde a última sexta-feira (1), está sendo guardado, neste domingo (3), por integrantes de movimentos tradicionalistas do município.
“De manhã, mais cedo, tivemos uma cerimônia e estamos nos revezando para guardar o Fogo Simbólico da Pátria. Teremos um churrasco comunitário e outras atividades como declamações, danças, música”, diz o presidente da Associação Gaúcha Estanciense (AGE), Vilson Miguel Rauber.
Rauber também ressaltou a participação dos jovens na cultura gaúcha. “Valorizamos muito os jovens e as crianças que acompanham o tradicionalismo. Temos muitas invernadas com crianças e adolescentes e recebemos solicitações para apresentações na escolas. São eles que vão levar a nossa cultura adiante.”
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags