CRISE FINANCEIRA
Cooperativa Piá confirma fechamento de supermercados na região
Venda de patrimônio faz parte do planejamento da nova diretoria para que a cooperativa saia da crise
Última atualização: 17/10/2023 19:23
A cooperativa Piá, de Nova Petrópolis, tem seguido o plano anunciado, em junho deste ano, pelo novo presidente Jorge Vilson Dinnebier. Enfrentando uma grave crise financeira, a cooperativa do setor de laticínios tem vendido parte do patrimônio, que inclui supermercados, prédios comerciais e lojas.
Nesta segunda-feira (21), a Piá confirmou o fechamento de dois supermercados que pertenciam à cooperativa e ficavam nas cidades de Morro Reuter e Santa Maria do Herval.
Em nota, a cooperativa diz que o encerramento das atividades é pela "otimização de ativos, devido à crise financeira enfrentada, além do impacto da crise do setor de laticínios".
Sobre o futuro dos colaboradores dos dois supermercados, a Piá informou, também em nota, "que está trabalhando para garantir que as demissões dos colaboradores desses estabelecimentos sejam tratadas de forma humana e responsável, com o encaminhamento desses profissionais a outras empresas da região, para garantir com celeridade o maior número possível de recolocações."
A crise
Em maio deste ano, a diretoria da cooperativa renunciou em meio à grave crise financeira que ultrapassava R$ 9 milhões em dívidas com fornecedores, além de outros débitos acumulados.
Dinnebier assumiu a diretoria em junho e afirmou na época em entrevista ao Jornal NH que a cooperativa deve voltar a ter uma atuação regional e que a recuperação da Piá deve levar entre cinco e seis anos. O presidente da cooperativa também destacou que a negociação com os fornecedores de leite é o foco da nova gestão.
A Piá está se desfazendo de bens patrimoniais e recentemente realizou um leilão com veículos da cooperativa. Além disso, tem buscado negociar com instituições financeiras e também solicitado o apoio de órgãos estaduais.