Fiscais que trabalham na eleição do Conselho Tutelar em Campo Bom foram obrigados a retirar adesivos e botons com propaganda de candidatos para evitar boca de urna. A decisão foi tomada logo nas primeiras horas do pleito pela promotora Ivanda Valiati, em conjunto com a comissão eleitoral.
A eleição transcorreu normalmente nos três locais de votação do município até as 14 horas deste domingo (1º). Pela manhã, houve grande movimento em ambas as seções eleitorais. No subsolo da prefeitura, houve registro de filas. Às 10h25, quando a reportagem esteve no local, os eleitores chegavam a aguardar 20 minutos na fila para conseguir votar.
“A participação da comunidade na escolha dos novos conselheiros é muito grande, e nos surpreendeu. Apesar das filas, está tudo fluindo sem problemas”, garantiu Rita Spengler, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Bom.
O professor universitário José Edimar de Souza, 43 anos, sempre participa das eleições para o Conselho Tutelar e desta vez não foi diferente. “Sempre analiso e procuro um nome de um profissional competente, que se propõe a estabelecer um diálogo com a comunidade, além de cumprir o dever de zelar pelos direitos e deveres das crianças e adolescentes.”
A procura em Novo Hamburgo e Estância Velha
Em Novo Hamburgo, o movimento foi considerado dentro das expectativas por membros da Junta Eleitoral responsável por coordenar a eleição na cidade. Até as 15 horas deste domingo (1º), não havia registro de intercorrências relativas ao pleito.
Na Escola Arnaldo Grin, no bairro Santo Afonso, quatro urnas estavam à disposição dos eleitores, mas a procura era pequena às 11 horas de domingo, e os eleitores levavam menos de cinco minutos até concluir o processo de votação. Já no Colégio Pio XII a realidade era diferente, com movimento acentuado durante toda a manhã e registros de filas.
Em Estância Velha, a adesão estava baixa até as 12 horas. Na Escola Walter Jacob Bauermann, onde 5 mil eleitores estavam aptos a votar, apenas 200 haviam exercido o direito ao voto até aquele momento. No município, não houve registros de ocorrências por conta da eleição.
LEIA TAMBÉM