abc+

SAÚDE

Construção de novo hospital e centro clínico em Canela terá investimento de R$ 200 milhões

Expectativa é que as obras sejam finalizadas em 2026

Mônica Pereira
Publicado em: 08/08/2023 às 14h:14
Publicidade

A cidade de Canela está mais próxima de receber a estrutura de um novo hospital e também de um centro clínico. Em um investimento de R$ 200 milhões, a Novalternativa Incorporadora vai fazer o lançamento oficial do empreendimento na sexta-feira (11) e também divulgar a empresa que fará a gestão da casa de saúde, que deve ter as obras finalizadas em 2026.



O Jornal de Gramado apresentou o projeto em agosto de 2022. Na época, a expectativa dos gestores era iniciar a construção em janeiro deste ano, mas a tramitação junto à Prefeitura de Canela seguiu até o final de julho de 2023.

Apesar de privada, a unidade hospitalar poderá firmar convênios para atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) em casos de média e alta complexidade. “Vamos oferecer soluções completas em saúde, sendo nosso objetivo maior tornar o hospital uma referência no Estado pelo modelo assistencial diferenciado”, declara o diretor-geral da Novalternativa, Fernando Bassani.

A estrutura será composta com duas torres, com área construída de 15,6 mil metros quadrados, em um terreno de 173 mil metros quadrados, junto à RS-235, na entrada de Canela.

O espaço será transformado em um complexo de saúde, além do hospital e centro clínico, será construído um centro de convenções especialmente para eventos com foco na saúde, bem como um sênior living com condomínio e hotel.

Conforme a empresa responsável pelas obras, quando estiver pronto, o hospital fará a integração da prática profissional de exames de diagnóstico, laboratoriais, das terapias e da estrutura hospitalar. Terá um centro cirúrgico com seis salas para cirurgias de média e alta complexidade e equipamentos de última geração. “A meta é ter um atendimento superior a 85% das demandas regionais na saúde suplementar”, afirma Fernando.

A casa de saúde terá um setor de internação com unidade pós-operatória com 20 leitos para permanência de 12 horas, unidade clínica com 20 leitos para permanência de 48 horas e mais 40 leitos para até quatro dias. Serão, ainda, quatro leitos de unidade de atendimento intensivo (UTI) e uma unidade de atendimento domiciliar pós-alta.

O novo hospital deve contar com setor de hemodiálise e diálise peritoneal, tendo integração com o serviço de nefrologia para pacientes internados e pacientes ambulatórias da região, e o setor de quimioterapia, com dez boxes para atendimento de pacientes oncológicos e com outras necessidades de infusões especializadas. “O serviço terá vinculação com uma clínica oncológica com médicos especialistas”, antecipa o diretor.

Ao todo, o empreendimento oferecerá 60 especialidades médicas, terá 200 médicos e 50 enfermeiros, gerando, aproximadamente, 500 empregos fixos e 800 indiretos.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade