abc+

PROTAGONISMO FEMININO

Conheça as dez mulheres da região que terão suas histórias transformadas em gibi

Proposta é que artistas mulheres da região produzam HQs que tenham como personagem principal mulheres protagonistas que marcaram sua época

Débora Ertel
Publicado em: 29/07/2023 às 16h:22 Última atualização: 17/10/2023 às 17h:18
Publicidade

Já ouviu falar de Ella Einsfeld, de Novo Hamburgo? E de Edith Kielling, de Dois Irmãos? As duas mulheres, que marcaram a história de suas cidades, fazem parte da lista de dez personagens que integrarão o projeto “Protagonistas do Vale”. A iniciativa, liderada pela produtora cultural Camila Borniger, da Simples Assim, com o sócio, Daniel Henz, quer valorizar o protagonismo feminino por meio de histórias em quadrinhos.



A proposta é que artistas mulheres da região produzam HQs que tenham como personagem principal mulheres protagonistas que marcaram sua época. Na manhã deste sábado (29), em um workshop realizado no campus 2 da Universidade Feevale, foi divulgada a lista das personagens históricas. Os nomes escolhidos foram Alaídes Haubert (São Leopoldo), Edith Kielling (Dois Irmãos), Ella Einsfield (Novo Hamburgo), Eva Karnal Johann (Esteio), Irmã Dalva Therezinha Theisen (Ivoti), Jacobina Mentz Maurer (Sapiranga), Isabel Cristina Genelici (Canoas), Maria Emilia de Paula Gusmão (São Leopoldo), Marlise Saueressig (Campo Bom) e Vó Nair Lara de Oliveira (Novo Hamburgo).

As personagens foram garimpados pela doutora em história Priscilla Almaleh que teve dificuldades para conseguir formar “o time”. De acordo com ela, a pesquisa aconteceu por meio da academia, que possui poucos registros, e em espaços públicos de memória. “Quando se perguntava sobre as mulheres que marcaram a história da cidade era como se as pessoas tivessem um ‘branco’. Por isso precisamos aprender a escutar as mulheres e a ressaltar seu protagonismo”, disse.

Ao todo serão dez gibis, cada um feito por uma dupla, formada por uma ilustradora e uma escritora, que ficará responsável por desenvolver a história de uma protagonista. Foi realizado um sorteio para definir qual personagem ficaria com cada dupla (veja lista abaixo).

Como Priscilla ainda não concluiu a pesquisa histórica, as artistas colocarão a “mão na massa” a partir de setembro. Conforme Camila, cada gibi terá 34 páginas, sendo que a narrativa, traços, estilos e cores ficarão por conta das artistas. O objetivo é que até o primeiro semestre de 2024 os gibis estejam prontos, com tiragem de três mil exemplares que serão distribuídos para escolas da região.

Camila adianta é que o projeto terá uma segunda edição, com outras dez mulheres protagonistas.
No sábado, o grupo participou de um worshop com a cartunista da Folha de São Paulo Fabiane Langona, que compartilhou sua experiência e deu dicas de produção.

O projeto, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, já tem patrocinadores, como Stihl, TFL, BRDE, Gedore e Sinosserra, com apoio da Universidade Feevale, mas segue em captação de recursos.

Personagens selecionadas  | Jornal NH



Personagens selecionadas

Foto: Divulgação

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade