abc+

ROCK

CONEXÃO EUROPA: Banda Six leva o som de Canoas para Portugal

Canoenses emplacam músicas em rádio portuguesa e preparam gravação de DVD

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 03/08/2023 às 11h:32 Última atualização: 18/10/2023 às 15h:46
Publicidade

Nascida e forjada em Canoas, a Banda Six começou sua trajetória há 10 anos. Seis pessoas, de diferentes bairros e com amigos em comum, se conheceram, formaram o grupo e não se separaram mais. Gilnei Corrêa (violão e voz), Jerônimo Müller (guitarra), Pablo Santos (guitarra), Rodrigo Barboza (teclados), Juliano Oliveira (baixo) e Zico Cavinato (bateria). “No início a ideia era só se divertir”, conta Gilnei.

Banda Six é composta por seis músicos canoenses



Banda Six é composta por seis músicos canoenses

Foto: Juliano Souza/ Divulgação

Um ano após começar a “brincadeira” houve o primeiro grande lançamento. “Lançamos na Rádio Atlântida, em um programa chamado ATL RS. O objetivo era justamente divulgar bandas novas.” A canção que tocou no rádio gaúcho e catarinense foi “Acreditar”. “É um som que fala sobre acreditar nos sonhos”, explica Gilnei, que compõe desde os 16 anos. “Foi quando entrei pela primeira vez em uma banda.”

Daquele momento em diante, a Six resolveu focar no trabalho autoral. “Lançamos dois EP’s e mais sete músicas na Atlântida.” Com um estilo pop rock, que conforme o vocalista, vai da balada romântica ao funk rock, os canoenses chegaram na Europa.

Conexão Portugal

A ida à Europa não foi fisicamente, ainda. O fato é que a Six já conseguiu levar o seu som para o outro lado do oceano. “Uma amiga tem um blog, ela enviou nosso material para uma rádio e eles começaram a tocar.” Gilnei diz que a rádio em questão faz parte de um grupo de comunicação português. “É a Antena Web. Isso nos animou bastante.”

O vocalista reitera que a banda pretende ir para a Europa em breve. “Vamos ter um feedback com o pessoal de lá, é algo que nos motiva.”

Foco em viver apenas da música

Com o foco totalmente na banda, Gilnei já vive da música. Ele largou uma carreira de colorista gráfico para se dedicar 100% ao grupo. “Larguei a profissão para correr atrás do meu sonho.” Atualmente, para completar a renda, o vocalista também trabalha como Uber e representante comercial. “Essa é a realidade do músico no Brasil, é difícil viver apenas das músicas.”

Além da Six, Gilnei também se apresenta em voo solo, apenas na voz e violão. No entanto, o morador do bairro Mathias Velho reitera. “A minha prioridade é a Six. Estamos estudando novos projetos onde vamos poder aumentar o cachê e tocar em eventos maiores.”

Próximos passos e projeto para gravação de DVD na cidade

Com show marcado para o sábado (5), às 21 horas no Sagrado Petisco, em Canoas, a banda Six também se prepara para voos maiores. “Queremos gravar um DVD em 2024, aqui mesmo na cidade. O município não é mais apenas dormitório, temos muitos lugares legais.”
Durante os 10 anos de carreira, entre 2019 e 2020, uma parceria levou a Six para mais de 300 rádios entre Paraná, Santa Catarina, Rio Grande Sul e até na Argentina. “Foi um período bem legal. Crescemos bastante.”

Em relação aos shows, as apresentações costumam durar até três horas. “O repertório é misto, tocamos músicas de outros artistas e também autorais.” Sobre o público, Gilnei confirma que as pessoas andam nostálgicas. “O pessoal gosta muito dos sons mais antigos, mas tem também aqueles que já nos conhecem e cantam junto.”

As músicas da Six estão disponíveis em todas as plataformas digitais. “Spotify, Deezer, Apple Music. Hoje com a internet a divulgação é diferente. Não tem tanto a necessidade de uma gravadora, antes era a garantia do sucesso.”

 

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade