abc+

OPORTUNIDADE

Como aproveitar os serviços de saúde da Universidade Feevale; saiba quais são as opções

Por meio de acadêmicos, instituição de ensino superior oferece série de especialidades. Dependendo da renda, sai tudo de graça

Débora Ertel
Publicado em: 10/10/2023 às 07h:00 Última atualização: 17/10/2023 às 23h:54
Publicidade

Há cinco anos, em um dia de trabalho na fábrica de móveis que administrava, Carine Rocha Dietrich, 38 anos, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). “Sempre tive pressão alta desde nova e vivia com muito trabalho, muito estresse, com tudo acumulado”, lembra. Aos 33 anos, ficou em coma e saiu do hospital em uma cadeira de rodas, com fraldas e usando sonda.

Carine Rocha Dietrich, 38 anos, teve um AVC com 33 anos e é atendida no Cies há mais de quatro anos  | Jornal NH



Carine Rocha Dietrich, 38 anos, teve um AVC com 33 anos e é atendida no Cies há mais de quatro anos

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Hoje, Carine “desfila” pelos corredores do Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies) da Universidade Feevale. Por indicação da rede de saúde municipal de Sapiranga, passou a frequentar o serviço.

O espaço, localizado junto ao Câmpus 2, é destinado à formação dos profissionais da saúde que estudam na instituição. É uma clínica completa, onde o paciente recebe todos os atendimentos que necessita, desde nutrição, quiropraxia, enfermagem, fisioterapia, medicina e exames laboratoriais. Também tem atendimento psicológico e de odontologia.Carine precisa de uma muleta para caminhar, pois ficou com parte do lado direito do corpo paralisado por causa do AVC. Mas tem autonomia para fazer suas atividades diárias. “Eu já evolui bastante, uns 80%. Eu cheguei aqui de cadeira de rodas e hoje vou embora caminhando”, declara.

Criação de vínculos

O Cies foi aberto em 2017 e, desde então, já prestou mais de 200 mil atendimentos à comunidade. Conforme a coordenadora, Paula Tonello, há 45 anos a Feevale já contava com uma clínica, mas com a criação dos cursos de medicina e odontologia, decidiu-se criar um centro de saúde único. “Aqui é um centro de prática acadêmica, onde os alunos fazem o estágio e a prática da vida real. Primeiro eles passam por aqui para depois irem à UBS ou hospital”, explica. Por isso, todos os atendimentos ocorrem com a supervisão de um professor, que vai orientando os estudantes caso a caso.

Segundo Paula, justamente por ter essa característica, o Cies se tornou uma referência de acolhimento. Em muitos casos, o paciente tem um atendimento prolongado, pois conforme seu diagnóstico é encaminhado para outro profissional dentro do próprio centro, sem precisar entrar novamente na fila. “Então, o paciente cria vínculos com a equipe”, conta Paula.

Futura quiropraxista, acadêmica Ana Luiza atendeu a Rafaela | Jornal NH



Futura quiropraxista, acadêmica Ana Luiza atendeu a Rafaela

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Relação em que todos ganham

Estudante do 9° semestre de quiropraxia, Ana Luiza Alves Lima, 22, atendia a atleta de handebol da Feevale Rafaela Eidelwein, 22, no momento da reportagem. “Essa é uma experiência incrível do curso. Você conhece novos pacientes e pessoas diferentes”, relata Ana Luiza. “É uma relação de ganha-ganha. Só não sei quem ganha mais”, analisa Paula.

A Feevale recebe pacientes encaminhados pelas redes municipais de Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Novo Hamburgo e Sapiranga. Além disso, mantém parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, AMO Criança, Lar Colmeia e Associação da Criança e do Adolescente Ellen Rosa (Acaer). Com exceção dos atendimentos da medicina, que obrigatoriamente vem com requisição do Sistema Único de Saúde (SUS), os demais serviços estão disponíveis para qualquer pessoa.

Até hoje, os serviços mais requisitados foram fisioterapia, com 43.929 atendimentos (solo e aquática), e quiropraxia, com 41.487. Já a odontologia, que iniciou em 2022, já fez 22.493 atendimentos.
Com exceção da fisioterapia, em que a Feevale recebe um repasse do SUS, os demais serviços do Cies são bancados pela instituição. De acordo com Paula, os atendimentos não são contabilizados como uma despesa, mas como uma “peça importante” na formação acadêmica, além de reforçar o viés comunitário.

O que a universidade oferece à comunidade

A pessoa deve agendar pelo e-mail cies@feevale.br, telefone (51) 3586-8813 ou presencialmente Cies, na Rua Rubem Berta, 200. Após, é realizada uma avaliação socioeconômica, para verificar a possibilidade de gratuidade, para depois serem agendados os atendimentos. Consultas médicas somente via posto de saúde.

Centro Integrado de Psicologia (CIP)
É oferecido atendimento psicológico pelos alunos concluintes do curso de psicologia. O público-alvo são crianças a partir dos 9 anos, adolescentes, adultos e idosos. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail cip@feevale.br e aguardar o retorno.

Enfermagem
Orientações de saúde em geral, uso de medicamentos contínuos, saúde da mulher, gestantes, amamentação, entre outros.

Exames laboratoriais
A partir de solicitação de médicos e nutricionistas, é possível realizar exames laboratoriais, como hemograma, triglicerídeos, colesterol, etc. O serviço é aberto à comunidade em geral, com custos menores que o mercado.

Fisioterapia
O espaço conta com equipamentos modernos para o atendimento. A piscina terapêutica, por exemplo, é um ambiente com vestiários adequados à acessibilidade de pessoas com deficiência.

Medicina
O Cies realiza atendimentos com os estudantes (com supervisão de professores) em 15 especialidades distintas. Para ser atendido, o interessado deve solicitar o agendamento em sua unidade básica de saúde.

Nutrição
Orientação nutricional e reeducação alimentar para adultos e crianças. Também é realizado atendimento nutricional para gestantes, mães que estão em período de amamentação e crianças de zero a 6 ano. É feita avaliação e acompanhamento nutricional, avaliação do consumo alimentar e elaboração de orientação alimentar. O atendimento ocorre nas quartas-feiras, das 13h30 às 16 horas, perante agendamento.

Odontologia
Oferece serviço de atenção básica à saúde bucal para adultos e crianças e adolescentes de zero a 17 anos, nas clínicas odontológicas, localizadas no prédio Branco, no Câmpus 2. Aberto à comunidade.

Quiropraxia
O atendimento ocorre para todas as faixas etárias. As sessões têm custo com valor abaixo do mercado. Mas é possível conseguir de forma gratuita, por meio de avaliação socioeconômica.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade