abc+

NOVO HAMBURGO

Como a doação de um terreno da Trensurb pode ajudar a aumentar número de vagas no IFSul

Imóvel em discussão ocupa quase uma quadra ao lado da estação Santo Afonso do trensurb, em Novo Hamburgo

Joceline Silveira
Publicado em: 28/08/2023 às 23h:42 Última atualização: 17/10/2023 às 20h:02
Publicidade

O Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul) e a Trensurb iniciaram nesta segunda-feira (28) as negociações para a transferência de uma área de terra da empresa pública para o instituto. O objetivo é ampliar o campus de Novo Hamburgo.

Reunião ocorreu na sede da Trensurb, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (28) | Jornal NH



Reunião ocorreu na sede da Trensurb, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (28)

Foto: Divulgação

O terreno em questão ocupa quase uma quadra ao lado da estação do Santo Afonso, entre as avenidas Primeiro de Março e Montevidéu. O imóvel fica a aproximadamente 1,9 quilômetro da sede do campus, localizado na Rua Pinheiro Machado, bairro Industrial. A área era utilizada como depósito de materiais da Trensurb durante a construção da estação.

A reunião desta segunda foi articulada pelo deputado estadual Miguel Rossetto (PT) e realizada na sede da Trensurb com o diretor-presidente da estatal, Fernando Marroni, o diretor do IFSul em Novo Hamburgo, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, e o vereador hamburguense Enio Brizola (PT).

Terreno fica ao lado da Estação Santo Afonso da Trensurb | Jornal NH



Terreno fica ao lado da Estação Santo Afonso da Trensurb

Foto: Reprodução

Na avaliação de Rossetto, a expansão do IFSul na cidade é uma demanda da comunidade regional. “Os institutos federais são reconhecidos pela qualidade do ensino e este novo campus pode mudar o perfil do bairro Santo Afonso, virando referência na região. Mais oportunidades de ensino de qualidade para a juventude, mais empregos e mais desenvolvimento”, disse Rossetto.

Procurada pela reportagem, a Trensurb não havia comentado o assunto até a publicação deste conteúdo.

Atualmente o campus hamburguense do IFSul oferece 220 vagas no ensino médio integrado e mais 60 na pós-graduação. Com a ampliação, as vagas podem chegar a mil. É o que estima o diretor Ribeiro. “Nosso campus em Novo Hamburgo já é pequeno para a demanda que temos. Atendemos 20 municípios. Nosso objetivo é melhorar a oferta de ensino para a juventude da periferia, para estudantes em vulnerabilidade com dificuldade de acesso à educação”, pontua.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade