Cidades do litoral norte gaúcho ficaram no escuro entre a noite de terça-feira (22) e a manhã desta quarta (23). Durante o período, o Rio Grande do Sul enfrentou temporal com queda de granizo e raios em alguns pontos.
Em nota, a CEEE Grupo Equatorial Energia informa que “devido a uma ocorrência em uma subestação de responsabilidade da empresa de transmissão de energia CPFL, houve interrupção no suprimento para o sistema elétrico da companhia, no litoral norte do RS, na noite desta terça-feira”. O caso aconteceu por volta das 23 horas.
Osório, Mostardas, Tavares, Palmares do Sul, Tramandaí, Imbé, Pinhal e Cidreira foram as cidades afetadas.
Segundo a empresa, a última cidade a ter o serviço reestabelecido foi Pinhal, às 8 horas da manhã desta quarta. As demais localidades tiveram a luz reabastecidas ainda na madrugada.
Às 11h26 de quarta, a CPFL se posicionou em nota. Confira:
“A CPFL Transmissão informa que o desligamento da Subestação Osório 2 ocorreu devido a uma falha na Linha de Transmissão Osório 2 – Pinhal, que não pertence à empresa. A partir disso um problema interno da subestação levou ao desligamento de outras linhas e a recomposição levou cerca de 1h. O tempo de recomposição foi impactado devido a problema em equipamento de um acessante.”
Veja as descargas elétricas que ocorreram em Osório, no litoral norte, na noite de terça:
TEMPO | Time lapse (video em velocidade acelerada) mostra a tempestade de raios nesta noite em Osório, Litoral Norte do Rio Grande do Sul. ???? Marcio Souza da Silva pic.twitter.com/rFmlYSa0sB
— MetSul Meteorologia (@metsul) August 23, 2023
LEIA TAMBÉM