abc+

BOA NOTÍCIA

Cidades do Litoral e Vale do Taquari poderão receber sinal 5G a partir do início de agosto; veja a lista

Faixa de 3,5 GHz está liberada em mais 19 municípios gaúchos; ampliação da rede agora só depende das operadoras

Igor Henrique Muller
Publicado em: 26/07/2023 às 20h:34 Última atualização: 22/08/2023 às 08h:24
Publicidade

A principal barreira técnica para ampliação do sinal de internet 5G no Rio Grande do Sul está com os dias contados. A partir da virada de julho para agosto, mais 19 municípios gaúchos estarão aptos a receber a nova tecnologia, dependendo apenas do interesse das operadoras para implantação do serviço. No Vale do Sinos a instalação do 5G está liberada desde fevereiro deste ano.

Torre de sinal 5G | Jornal NH



Torre de sinal 5G

Foto: AdobeStock

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), que é ligado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), decidiu nesta quarta-feira (26) que mais 102 municípios de 17 Estados estão tecnicamente aptos a receberem o 5G. Isso porque nessas localidades (entre elas as 19 gaúchas) já foi concluída a chamada limpeza da faixa de 3,5 GHz.

No total, 1.712 cidades brasileiras (onde vivem 145 milhões de pessoas) já estão nessa condição, algumas delas com o 5G já funcionando. No Rio Grande do Sul por enquanto somente Porto Alegre conta oficialmente com a tecnologia, mas usuários de cidades da região como Canoas e São Leopoldo já conseguiram utilizar o sinal 5G recentemente – acredita-se que as operadoras estejam colocando em teste a ampliação da rede.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, explica que a ideia é agilizar a instalação do 5G no País. “Existe um cronograma do leilão a ser cumprido, mas estamos construindo um caminho junto com as operadoras para antecipar essas entregas. A meta estabelecida para o primeiro semestre de 2023 foi alcançada antes da data limite e mais de 30% dos municípios brasileiros já estão aptos para instalação da infraestrutura 5G”, informou.

Com a decisão do Gaispi anunciada nesta quarta, as operadoras poderão solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis nas localidades a partir de 1º de agosto. O Estado de Minas Gerais teve a maior quantidade de liberações, com 22 municípios. Na sequência estão Rio Grande do Sul (19), Santa Catarina (13), Mato Grosso do Sul (7), Paraíba (6), Espírito Santo (6), Paraná (5), Rio Grande do Norte (5), Rio de Janeiro (4), Mato Grosso (4), Maranhão (2), Pernambuco (2), Ceará (2), Pará (2), Bahia (1), São Paulo (1), e Tocantins (1).

As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do leilão do 5G também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico.

A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada operadora.

Veja a lista das cidades gaúchas contempladas

A lista do Gaispi divulgada nesta quarta-feira contempla municípios do Litoral Norte e do Vale do Taquari. Confira a lista: Torres, Capão da Canoa, Osório, Imbé, Tramandaí, Encantado, Muçum, Roca Sales, Bom Retiro do Sul, Colinas, Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo, Estrela, Fazenda Vilanova, Imigrante, Teutônia, Vespasiano Corrêa, Westfália e Arroio do Meio.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade