ATUALIZAÇÃO DO CICLONE:
- Nível do Guaíba atinge a maior marca desde a enchente histórica de 1941 em Porto Alegre
- Rio dos Sinos deve subir mais rápido em Campo Bom nas próximas horas
As “pedras misteriosas” que apareceram na beira-mar de Tramandaí, no litoral norte, seguem intrigando os gaúchos. Os materiais rochosos, chamados de turfas – estágio inicial da formação de carvão mineral –, chamaram a atenção nas últimas semanas por diversos fatores, entre eles o motivo pelo qual um material tão atípico apareceu na região.
A oceanóloga da Secretaria do Meio Ambiente da cidade, Yana Friedrich Germani, explica não é comum que turfas apareçam em Tramandaí, visto que a praia não tem histórico de erosão. Algumas hipóteses são apontadas pela oceanóloga: elevação do nível relativo do mar, marés associadas a tempestades e concentração de energia de ondas.
FIQUE BEM-INFORMADO: ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Os ciclones extratropicais que afetaram o Rio Grande do Sul nos últimos meses podem ter contribuído para que as turfas chegassem à beira-mar da cidade. “Eu imagino, conversando com colegas também, que por conta de ciclones que resultaram em fortes ressacas, o pós-praia foi erodido e esse material acabou sendo desenterrado e exposto”, explica ela.
Yana salienta ainda que a conclusão da pasta “foi feita considerando trabalhos pretéritos na costa do RS”.
A Secretaria de Meio Ambiente não soube informar se as turfas serão retiradas da beira-mar, mas enfatiza que, apesar de chamarem a atenção pela quantidade, não são tóxicas. A pasta estima que o material tenha cerca de 3 mil anos.
LEIA TAMBÉM