ATUALIZAÇÕES DESTA QUINTA-FEIRA:
- Saiba onde foram registradas as maiores rajadas de vento nas últimas 24 horas
- Como ficam as temperaturas após passagem de ciclone extratropical?
- Confirmada primeira morte por causa do ciclone no Rio Grande do Sul
A aproximação de um novo ciclone extratropical já causou estragos em várias cidades do Rio Grande do Sul. Sobradinho, por exemplo, registrou queda de granizo do tamanho de ovos de galinha.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para o risco de chuva intensa, queda de granizo e ventos de mais de 100km/h entre o meio-dia desta quarta (12) e 10 horas de quinta-feira (13).
CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Conforme a MetSul Meteorologia, o centro da área de baixa pressão vai estar sobre a região metropolitana na noite desta quarta, quando começa o período mais crítico de chuva na região. Altos acumulados deve ocorrer até as primeiras horas de quinta.
No entanto, não significa que o vento deve atingir a grande Porto Alegre juntamente da chuva. A capital e municípios da região metropolitana devem enfrentar vento forte entre a madrugada e o meio da tarde de quinta. Depois, deve diminuir consideravelmente.
Por que o vento e a chuva forte não atuarão no mesmo lugar ao mesmo tempo
A MetSul salienta que os ventos mais intensos ocorrem ao redor do centro de baixa pressão fechada. Por isso, quando o ciclone estiver com seu centro na área de Porto Alegre, o vento mais intenso deve ocorrer sobre o mar no sul gaúcho, em parte do oeste e pontos do norte.
Dessa forma, o centro de circulação de vento mais intenso vai alcançar a capital quando o ciclone estiver na costa. Projeta-se, na quinta, vento intenso com rajadas em média de 70 km/h a 90 km/h e em alguns pontos superiores na primeira metade do dia. Há alto risco de quedas de árvores e falta de luz em vários pontos.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags