ATUALIZAÇÃO DO CICLONE:
- Nível do Guaíba atinge a maior marca desde a enchente histórica de 1941 em Porto Alegre
- Rio dos Sinos deve subir mais rápido em Campo Bom nas próximas horas
As cidades da região seguem em alerta para o nível do Rio dos Sinos. Por volta das 8h45 desta quarta-feira (27), o Rio alcançava a marca de 6,67m na ponte do bairro Barrinha, em Campo Bom. Na tarde de terça (26), com o Sinos em 6,46m, a cidade já havia emitido alerta para o Barrinha, do Porto Blos, da Vila Rica e das localidades ribeirinhas.
Até o momento, não há desabrigados, visto que o Rio transborda quando bate os 7,20m no município.
Em Novo Hamburgo, às 7 horas, o nível baixou 3 centímetros em 12 horas, marcando 6,35m. Mesmo assim, o quadro segue de atenção para as próximas 24 horas.
Ainda há pontos de difícil acesso. Com o chão encharcado, transitar pela Estrada Walahay, em Lomba Grande, por exemplo, exige muita atenção. Veja a situação da via nesta manhã:
Conforme a Defesa Civil, o nível normal do Sinos no Município fica entre 2,5 m e 3 metros. Começa a avançar em ruas quando atinge cerca de 6 metros e chega às casas quando bate os 7,20m.
Em São Leopoldo, o Sinos estava em 4,61m às 9h30, com 36mm de precipitação nas últimas 24 horas. A Rua da Praia, no bairro Rio dos Sinos, e a Rua das Camélias, no Pinheiros, já apresentavam água na via.
Situação crítica no Vale do Paranhana
Taquara tem 13 famílias desabrigadas e cinco desalojadas em função do aumento no nível do Rio. Desde o início do dia, a prefeitura informou que trabalha na remoção de moradores do bairro Empresa. Algumas pessoas já foram retiradas na terça (26).
A população desabrigada está sendo atendida pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania. Neste momento, não há pedidos de arrecadação de roupas ou alimentos.
Segundo a administração municipal, a situação mais grave no momento é nas ruas Lima e La Paz, também no bairro Empresa, locais onde ocorreram as primeiras remoções de moradores. No mesmo bairro, o Arroio Sonda saiu de sua calha, mas não atingiu nenhuma residência até o momento.
O Rio Paranhana, no bairro Santa Maria, está acima da sua margem, mas sem causar alagamentos nas ruas e nas casas.
No interior, no Distrito de Pega Fogo, uma ponte que foi danificada pela chuva nesta terça-feira (26) já foi consertada. No Distrito de Fazenda Fialho, a Secretaria de Obras e Serviços realiza a manutenção das estradas na localidade de Figueirão. No Distrito de Rio da Ilha, as estradas que estavam alagadas na terça-feira já estão liberadas para a circulação de veículos e pedestres.
LEIA TAMBÉM