Uma chuva de granizo causou estragos em diversas residências em Canoas na manhã desta terça-feira (26). De acordo com o Corpo de Bombeiros, as ocorrências ainda estão sendo contabilizadas, mas a maior concentração dos chamados está nos bairros Guajuviras e Mathias Velho. Há, contudo, relatos de residências danificadas em outros bairros, como no Paquetá.
Segundo o morador Régis Eduardo dos Santos Ferreira, do Mathias Velho, a chuva de granizo teve início às 5h45. “Primeiro, caíram pedras menores, mas depois já começaram a cair pedras grandes, que quebraram telhas do banheiro e da área coberta”, explica.
O metalúrgico afirma que a chuva de pedras durou em torno de cinco minutos. “Eu já passei por isso em 2015, tenho muito pavor de pedra”, recorda.
Roberta Liesenfeld é do bairro Guajuviras e também teve danos da sua residência devido a queda de granizo. “Tá caindo água por dentro da casa, agora diminuiu um pouco, mas tem goteira em todo lugar”, coloca.
Segundo ela, as pedras provocaram danos no telhado e as goteiras estão molhando os móveis e eletrodomésticos. “As goteiras pegaram na cama dos meus avós, a cozinha está inutilizável devido a água caindo nos eletrônicos”, lamenta.
Queda de granizo e chuva no bairro Igara, em Canoas, às 6 horas.
Carine Gisele/Especial pic.twitter.com/8WPq8Sf4S0
— Diário de Canoas (@diariodecanoas) September 26, 2023
Defesa Civil distribui lonas aos atingidos
Desde o momento em que a chuva de granizo atingiu o município, a Defesa Civil recebeu diversos chamados de moradores de diferentes bairros, como Olaria, Nossa Senhora das Graças, Guajuviras, Fátima, Estância Velha, São José, Marechal Rondon e Mathias Velho.
O órgão avisa que há dois abrigos disponíveis no município para famílias que eventualmente tenham ficado desabrigadas.
Casos de emergência relacionados à cheia ou à chuva de granizo podem ser comunicados à Defesa Civil de Canoas pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764, assim como ao Corpo de Bombeiros pelo 193.
A Guarda Municipal (GM) de Canoas também está de prontidão no telefone 153, enquanto que os transtornos em vias podem ser comunicados à Diretoria de Trânsito, no número 156.
Os ginásios das EMEFs Paulo VI (Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima) e Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho) serão abertos para receber eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas.
LEIA TAMBÉM