ATUALIZAÇÃO SOBRE O CICLONE NO RS:
- Cidades da região estão no top 5 com os maiores acumulados em 72 horas; veja lista
- Arroio transborda e causa transtornos em Igrejinha após horas de chuva intensa
- Prefeituras monitoram nível do Rio Caí; Estado emitiu alerta de inundações para a região
- Chuva forte gera acúmulo de água na Rua Rincão; veja vídeo
A instabilidade somada à formação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul deixa os gaúchos em alerta para esta terça-feira (25). De acordo com a MetSul Meteorologia, o fenômeno que se formará a partir de uma área de baixa pressão atmosférica trará temporais e chuva intensa ao Estado.
Conforme os meteorologistas, o cenário para a terça é preocupante, principalmente no Oeste, Centro, Sul e Leste gaúchos, com chuva muito forte, capaz de gerar alagamentos e inundações. O prognóstico indica que, em alguns pontos, o acumulado poderá exceder 50 mm em menos de três horas. A MetSul também alerta que algumas cidades poderão registrar volumes perto ou acima de 100 mm, podendo chegar a 150 mm em alguns locais.
Mapas do modelo meteorológico do Centro Europeu (ECMWF) mostram que Porto Alegre e municípios da região metropolitana estão na área de alto risco para volumes altos de precipitação. Segundo a MetSul, a chuva deve vir acompanhada de muitos raios, com ocasional granizo e rajadas de vento.
Risco de enchentes
Embora haja preocupação com o acumulado de chuvas, sobretudo onde deve ter muita chuva até quarta-feira (27), no Nordeste gaúcho onde estão as nascentes de rios como Taquari, Caí, Sinos, Gravataí e Paranhana, a MetSul afirma que não haverá enchentes do porte do começo do mês, que deixou 49 mortos e nove desaparecidos no RS.
Sobre os ventos causados pela formação do ciclone, os especialistas afirmam que haverá dois momentos. No primeiro, nesta terça, as rajadas serão do quadrante norte de moderado a forte no Noroeste e no Norte do Estado. No Leste gaúcho, o vento forte será de Leste a Nordeste.
Na quarta, com o ciclone na costa, a área da Lagoa dos Patos, o Sul da Grande Porto Alegre, Leste da Serra Gaúcha, Litoral gaúcho, podem ter, em média, rajadas entre 60 km/h e 80 km/h, mas com picos de 80 km/h a 90 km/h em alguns setores da orla e até de 100 km/h ou mais nas montanhas da Serra do Mar. Haverá queda de árvores e prováveis cortes de energia.
<p>CICLONE NO RS: </p><ul><li><a href=”#” target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>Cidades da região estão no top 5 com os maiores acumulados em 72 horas; veja lista</a></li><li><a href=”#” target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>Arroio transborda e causa transtornos em Igrejinha após horas de chuva intensa</a></li><li><a href=”#” target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>Prefeituras monitoram nível do Rio Caí; Estado emitiu alerta de inundações para a região</a></li><li><a href=”#” target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>Chuva forte gera acúmulo de água na Rua Rincão; veja vídeo</a></li></ul>
LEIA TAMBÉM