abc+

ALERTA PARA ENCHENTE

CICLONE: Risco de inundações cresce e Campo Bom emite alerta para que moradores deixem suas casas

Município está prestes a quebrar recorde de volume de chuvas em um único mês em décadas

Dário Gonçalves
Publicado em: 26/09/2023 às 19h:03 Última atualização: 17/10/2023 às 22h:38
Publicidade

Campo Bom enfrenta uma situação preocupante devido às chuvas volumosas que assolam o Rio Grande do Sul. A Defesa Civil do município emitiu um alerta à comunidade, especialmente aos moradores da Barrinha, Porto Blos, Vila Rica e localidades ribeirinhas, sobre a crescente possibilidade de uma nova enchente na região.

No Vale do Paranhana, Taquara e Rolante removeram famílias de suas residências pelo risco de inundação. O mesmo aconteceu em Porto Alegre, onde a Defesa Civil orientou pessoas a deixarem as suas casas por conta dos riscos

Rio dos Sinos na Barrinha, em Campo Bom | Jornal NH



Rio dos Sinos na Barrinha, em Campo Bom

Foto: Dário Gonçalves/Arquivo GES-Especial

A situação é crítica, com o nível do Rio dos Sinos atingindo a marca de 6,44 metros às 11 horas desta terça-feira (26). Considerando as chuvas já ocorridas e as previsões para as próximas horas, a Defesa Civil alerta que o nível do rio deve continuar subindo, aumentando o risco de inundações.

Apesar de uma trégua nas chuvas desde o meio-dia, Campo Bom está prestes a quebrar um recorde de 39 anos, faltando apenas 3,2 mm para igualar o mês de julho de 2015, que registrou 450,6 mm de chuva de acordo com o responsável pela Estação Meteorológica de Campo Bom, Nilson Wolff. Em 24 horas, foram registrados 34,6 mm de chuva, totalizando um acumulado de 447,4 mm no mês.

O Rio dos Sinos já está invadindo a pista da Estrada que leva ao Balneário Chico Mendes, e a expectativa é que se torne intransitável nas próximas horas. Desde o início da instabilidade, em 22 de setembro, já foram registrados 127,8 mm de chuva na região.

“Acabamos de emitir um alerta a toda comunidade de Campo Bom, especialmente aos moradores de localidades ribeirinhas, com relação à crescente possibilidade de uma nova enchente em Campo Bom. A situação é preocupante, o momento é crítico, as chuvas estão muito volumosas em todo o Estado. Já fizemos o alerta e a partir desta tarde, já temos a condição de receber famílias no nosso Ginásio Municipal, conforme outras oportunidades. Peço às pessoas que se protejam, busquem o abrigo, levantem seus bens. Carro de som também anunciando”, disse o prefeito Luciano Orsi.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone (51) 99631-4625.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade