CHEIA PREOCUPA
CICLONE: Rio dos Sinos transborda, começa a invadir bairro e tira famílias de casa em Sapiranga
Defesa Civil do município fez remoção preventiva de moradores do Porto Palmeira: "Já podemos dar como certa a inundação total"
Última atualização: 17/10/2023 22:42
Na manhã desta quarta-feira (27), moradores do Porto Palmeira, em Sapiranga, acompanhavam a evolução do nível do Rio dos Sinos, que transbordou na altura da Rua Presidente Kennedy. Apreensivo, o oleiro Silvério Benckenstein, de 49 anos, observava o nível da água subir rapidamente. Pela experiência de quem vive na localidade desde que nasceu, ele arrisca que o bairro deve voltar a ficar inundado como há duas semanas.
- CICLONE: Corpo é encontrado na Orla do Guaíba, diz prefeito de Porto Alegre
- CICLONE: Imagens impressionantes mostram avanço do Guaíba em pontos sem sistema de contenção
Como medida preventiva, a Defesa Civil já removeu 16 pessoas de casa. As duas famílias foram levadas para um alojamento montado pela prefeitura no ginásio da Escola Dr. Décio Gomes Pereira, no bairro São Luiz.
Nas últimas 72 horas, choveu 184 mm em Sapiranga, conforme a Defesa Civil. "Já podemos dar como certa a inundação total do Porto Palmeira, pois o nível do rio está em elevação, e a água está represada no Sinos devido à cheia histórica do Guaíba", alerta o coordenador do órgão na cidade, Sírio Baum. Para evitar outros transtornos, a orientação é que os moradores dessa localidade saiam de casa imediatamente.